Brasil, 30 de Setembro de 2016

Férias conectadas

Com a alta do dólar e a desvalorização do real, o Brasil tornou-se a principal opção de 9 em cada 10 brasileiros que pretendem viajar nas férias de verão e carnaval. Os dados são da pesquisa “Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem”, do Ministério do Turismo, que ouviu mais de 2000 famílias nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O momento é ideal para o setor nacional crescer e ganhar mais competitividade. Investir em ferramentas assertivas de comunicação e tornar os processos de negócios mais eficientes é uma opção viável para ajudar empresas do segmento a fidelizar turistas e expandir a atuação. O SMS é uma ferramenta versátil que pode ser utilizada para o marketing turístico e comunicação com turistas e para a otimização de procedimentos de agências de viagens, operadores turísticos e serviços de revenda.

O mundo mobile veio para ficar, e o celular já é uma extensão do brasileiro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revela que o País possui mais de 280 milhões de aparelhos. Para a maioria dos brasileiros, sair de férias sem celular está fora de cogitação, e isso torna o mobile um canal de alcance imediato para o setor de turismo.

Nas estratégias de marketing de turismo, o SMS é eficaz na divulgação de pacotes e serviços ou para o envio de informações sobre promoções. Além das vendas, o canal é um importante recurso para fidelizar clientes, promovendo ações de engajamento que aproximem ainda mais o consumidor da sua marca.

Diversos estudos e pesquisas apontam para a importância de tornar o cliente parte dos negócios e personalizar todas as informações direcionadas a ele. Por exemplo, para turistas que viajam ao exterior, mensagens sobre taxas de câmbio são úteis para demonstrar proximidade com o consumidor. Além disso, enviar dicas sobre cidades que o cliente está visitando pode tornar a viagem dele ainda mais agradável. Vale destacar que, em um bom planejamento de comunicação, é essencial conhecer perfeitamente o perfil do consumidor, suas preferências e hábitos de consumo.

Em atividades de negócios, o SMS otimiza processos e reduz custos. Com a ferramenta, é possível confirmar a data da viagem, enviar lembretes sobre regras de companhias áreas e rodoviárias, informações de hospedagem via SMS e demais etapas da viagem. Os altos custos com telefonia aliados à incerteza do recebimento ou não de um e-mail tornam o SMS significativamente mais assertivo para a comunicação de informações importantes.

Diante do atual cenário do setor de turismo nacional, é vital para as operadoras de turismo investir em estratégias de relacionamento, aprimorar processos e investir em ações que tenham baixo custo e tragam retorno rápido. O turista está pronto para viajar pelo Brasil e não vai deixar de levar o seu celular para o momento de lazer e descanso. O verão já começou e ainda dá tempo de embarcar nesta viagem.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish