Brasil, 27 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Esportes de aventura ensinam a controlar as emoções em situações extremas

Novas tática para treinamento da policia federal utiliza os esportes de aventura para criar sensações intensas e ensinar aos profissionais a não deixarem a se influenciar pelo ambiente externo.

Os esportes de aventura são caracterizador por oferecerem diversas emoções junto às atividades físicas, com um maior grau de dificuldade, dado às condições de altura, velocidade ou outras variantes em que são praticados. Devido a essas características, tais esporte são comumente procurados por oferecer uma sensação de auto-superação tanto de limites físicos, como de limites psicológicos, entre os mais conhecidos estão a prática de paraquedismo, snow borad, voo livre, rafting, trekking e verticália. Esses esportes tem sido adotados pela polícia federal como forma de treinamento da equipe

“O intuito deste trabalho é criar ambientes nos quais os policiais não tenham controle da situação, esta é a pior posição para o profissional, é quando a emoção toma conta, pela ansiedade do momento e este sentimento se torna o maior inimigo nas operações”, comenta Dennis Ferrão, professor da OPS cursos operacionais. Porém não são apenas os policiais que podem se beneficiar deste treinamento, a gestão de emoções deve ser realizada por todos os profissionais que lidam com um alto índice de estresse, assim como bombeiros, médico cirurgião, socorristas, repórteres, coordenador de eventos, piloto aéreo, bancários e os mais diversos segmentos com alto índice de cobrança.

Essa prática esportiva ganhou espaço final da década de 1980 e início da década de 1990, quando foi usado para designar esporte de adultos como o paintball, surf, alpinismo, montanhismo, pára-quedismo, bungee jumping, trekking , mountain bike, que antes eram esportes praticados por um pequeno grupo de pessoas, passou a se tornar populares em pouco tempo. Praticar um esporte de aventura é uma questão de superação e descoberta. Ainda existem estudos que sugerem a ligação entre a produção de adrenalina e a pratica dos esportes de aventura, embora ainda não comprovada. Mesmo que isto ainda não tenha ganhado seu espaço científico, uma coisa não é contestada a atividade recreativa é muito agradável, mas requer dos atletas e prestadores de serviços , uma preocupação maior no quesito de segurança para evitar acidentes.

O Professor de Educação Física Dennis Ferrão alerta “Este é um esporte que esta ganhando espaço no meio e a prática têm crescido e se popularizado em todas as camadas sociais, provavelmente devido ao baixo custo de muitas delas. O nosso papel é esclarecer como funciona e os detalhes de cada uma das atividades, além de mostras quais são as melhores formas de interagir com a natureza e manter a consciência ambiental.” Mas fique sempre atento, a prática dessas atividades devem ser sempre acompanhadas por equipes especializadas que garantam a integridade de seus participantes.

Dennis Ferrão é formado em Educação Física, empresário e gerenciador da OPS Adventure, além de agente da polícia Federal no setor de planejamento operacional na Superintendência Regional de São Paulo

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.