Brasil, 1 de Outubro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Conselho de Meio Ambiente da FIEC discute Lei de Uso e Ocupação do Solo e Licenciamento Ambiental

A geógrafa, doutora em desenvolvimento e meio ambiente e diretora do Sindicato das Empresas de Reciclagem e Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), Magda Maia, apresentou hoje (13/07), durante reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente (Cotema) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), aspectos para a regularização ambiental das indústrias do Ceará.

Magda Maia iniciou a apresentação abordando aspectos da Política Nacional de Meio Ambiente. Segundo ela, as diretrizes e instrumentos da política são incorporados pelo município de Fortaleza, que legisla em cima deles, incluindo penalidades e compensatórias. Por meio do zoneamento e Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS), explicou Magda Maia, o texto da política é aplicado e rege aspectos gerais da instalação e manutenção de empreendimentos, como o número de andares permitidos, número de vagas de estacionamento e a conformidade da atividade com a área em que está localizada, dentre outros diversos aspectos.

A LUOS está tramitando na Câmara Municipal. Para a geógrafa, agora é o momento para que os setores da indústria participem da construção da lei. “Cada setor deve se articular para propor ao legislativo suas necessidades e especificidades. Este é o momento de articulação para depois não ter que conviver com um problema pelos próximos vinte anos”, aconselhou.

A importância dessa articulação é ainda maior, de acordo com Magda, porque a classificação de atividades por área da cidade presente na LUOS orienta o licenciamento ambiental. Sobre esse assunto, ela explicou as competências municipais, estaduais e federais, explicadas na Lei Complementar 140. O órgão municipal licencia empreendimentos de atuação no município de Fortaleza; o estadual, os empreendimentos nos demais municípios e que tenham atividade em mais de um; e o federal, as atividades em mais de um estado e em áreas da Marinha.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish