Brasil, 29 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Estudantes brasileiros são finalistas do Prêmio Impacto na Comunidade do Google

Hoje anunciamos duas equipes brasileiras entre os finalistas do Prêmio Impacto na Comunidade, um dos prêmios da Google Science Fair. Eles concorrem com outros 3 finalistas da América Latina para o prêmio que irá eleger o projeto que mais faz diferença prática na comunidade ao solucionar um desafio ambiental, de saúde ou de recursos.

O vencedor do Prêmio Impacto na Comunidade será anunciado no dia 18 de Julho, junto com os vencedores das outras quatro regiões

Conheça os dois projetos brasileiros:

Embalagens Alimentícias Sustentáveis

Andando por um supermercado na cidade de Barra do Garças, no Estado do Mato Grosso, no Brasil, Kemilly (17) notou como os alimentos produzem lixo por causa de um item quase imperceptível: bandejas de plástico e isopor. Kemilly questionou se haveria uma alternativa menos prejudicial ao meio ambiente e que gerasse menos resíduos. Sua pesquisa apontou para uma mágica planta multiuso: o Buriti. Comunidades ribeirinhas aproveitam todas as partes dessa árvore indígena para fabricar produtos de uso cotidiano, de estética e saúde até doces e lanches. As folhas da palmeira também produzem uma fibra resistente usada em cestos e outros recipientes que podem durar décadas e são biodegradáveis. Kemilly espera popularizar o Buriti como uma alternativa sustentável de embalagem na sua comunidade.

Semente Mágica - Transformando água contaminada em água potável

Em novembro de 2015, o rompimento de uma barragem no Brasil provocou um desastre ecológico: 62 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de mineração contaminaram 500 km do Rio Doce, poluindo a água para consumo e irrigação usada por 500 mil pessoas, aproximadamente. Assim como milhares de brasileiros pelo país, João (15) e Leticia (18) foram afetados por várias crises de poluição da água como essa. Com acesso limitado a tratamentos avançados para o abastecimento de água local, principalmente em meio a uma crise ambiental, os estudantes queriam encontrar uma maneira acessível e barata de tratar a água no Brasil. A preocupação dos jovens também era encontrar uma resposta que não poluísse ainda mais o meio ambiente. Eles ficaram animados ao descobrir que a Moringa, uma planta local, pode ser a solução ideal: já abundantes na região e populares como alimento, as sementes que sobram do processamento de comida atuam como filtros de água biodegradáveis. João e Leticia querem introduzir este sistema de filtragem na sua comunidade local em Fortaleza e no resto do Brasil.

O que é a Google Science Fair?

A Google Science Fair é uma competição on-line global de ciência e tecnologia aberta a indivíduos e equipes com idades entre 13 e 18 anos. Em conjunto com a LEGO Education, National Geographic, Scientific American e Virgin Galactic, convidamos todos os jovens exploradores e inovadores a produzir uma solução mais eficiente por meio da Ciência e Engenharia.

O que é o o Prêmio Impacto na Comunidade?

Os Prêmios Impacto na Comunidade contemplam cinco projetos que fazem uma diferença prática na comunidade ao solucionar um desafio ambiental, de saúde ou de recursos.

Para ajudar a desenvolver o projeto, cada vencedor receberá uma ajuda de custo no valor de US$1.000 e um ano de monitoria de uma organização parceira da Google Science Fair. Cada vencedor, junto com um responsável, será convidado para o evento Finalistas globais, que acontecerá em setembro, em Mountain View, na Califórnia.

Um vencedor de cada uma das seguintes regiões será anunciado entre os finalistas regionais: África e Oriente Médio; Pacífico Asiático; Europa; América Latina; América do Norte.

Para mais informações sobre a Google Science Fair e os outros finalistas da região acesse O Blog do Google Brasil.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.