Brasil, 26 de Setembro de 2016
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Bom Prato de São Miguel Paulista adota cardápio vegetariano às segundas-feiras

  • Escrito por  Literato Comunicação e Conteúdo
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Unidade adere à campanha mundial Segunda Sem Carne que já teve 92% de aprovação dos frequentadores; cardápio vegetariano também tem custo de R$ 1,00 para população

A partir da próxima segunda-feira, 11/07, o restaurante Bom Prato de São Miguel Paulista passa a aderir à campanha mundial Segunda sem Carne, que incentiva a população a substituir uma vez por semana a carne animal por proteína vegetal. O objetivo da campanha é diminuir os impactos ambientais e orientar sobre a alimentação saudável. A unidade São Miguel, localizada na Zona Leste de São Paulo, é a segunda das 51 unidades do Programa Bom Prato a aderir ao projeto que já conta com a aprovação dos frequentadores.

O cardápio vegetariano completo terá custo de R$ 1,00 para população que, a partir das 11h, poderá saborear arroz, feijão, pãozinho, salada de almeirão, escondidinho de soja, berinjela refogada, suco de guaraná e, de sobremesa, laranja. O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, participa do almoço de lançamento.

O Bom Prato de São Miguel Paulista está localizado na Rua José Otoni, 256. De segunda a sexta-feira serve 300 cafés da manhã a R$ 0,50 e 1.600 almoços a R$ 1,00. Crianças até seis anos têm a refeição gratuita. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e a Associação da Casa dos Deficientes de Ermelino Matarazzo (ACDEM), entidade gestora da unidade.

O Deputado Estadual Roberto Tripoli (PV-SP), que apoiou e incentivou o projeto desde o início, reforçou a importância da sua expansão. "Pelos animais, pelo ambiente e pelo planeta Terra, por toda a teia da vida, temos que difundir ao máximo a possibilidade de uma alimentação rica e saborosa sem carne e seus derivados. Não podemos mais ignorar as mudanças drásticas e perigosas que vem afetando toda a Terra e todas as formas de vida. Temos o dever de repensar nossas atitudes e nosso consumo, inclusive na questão alimentar”, salienta Tripoli.

O cardápio vegetariano já recebeu aprovação de 92% dos frequentadores em São Miguel Paulista durante o primeiro almoço-teste realizado na segunda-feira (20/6). Cerca de 940 pessoas foram entrevistadas, sendo que 870 disseram ter gostado da iniciativa e cerca de 70 pessoas responderam não ter gostado. Das 940 pessoas ouvidas, 630 almoçam na unidade todas as segundas-feiras.

"A produção de carnes representa hoje cerca de 15% das emissões de gases do efeito estufa em todo o mundo, e no Brasil é a principal causa de desmatamento e desperdício de água. A sociedade civil aplaude a adesão do Bom Prato São Miguel Paulista à campanha Segunda Sem Carne, que beneficia não apenas a saúde das pessoas, mas também a saúde do planeta", diz Mônica Buava, gerente de campanhas da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, a campanha é uma oportunidade para que o público descubra novos sabores sem perda de qualidade e valores nutricionais. “Além disso é uma forma de atenderemos aos objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU ao garantimos a segurança alimentar, a boa saúde, o respeito ao meio ambiente, o incentivo ao consumo consciente e ainda ajudarmos no combate as alterações climáticas”, afirma.

Sucesso em Santo Amaro

O Bom Prato de Santo Amaro foi a primeira unidade a aderir à campanha Segunda sem Carne em dezembro de 2015. A ação, que poderá ser implantada de forma gradativa em outros restaurantes da rede, já conta com 90% de aprovação dos frequentadores do Bom Prato de Santo Amaro.

Sobre o Bom Prato

Criado há 15 anos, a rede de restaurantes populares do estado de São Paulo oferta alimentação balanceada e de qualidade a preços subsidiados (almoço por R$1,00 e café da manhã por R$0,50), além de serviços como internet gratuita, com foco na população de baixa renda, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e atende anualmente mais de 20 milhões de

pessoas. Atualmente há 51 unidades em funcionamento, sendo 22 localizadas na Capital, oito na Grande São Paulo, seis no litoral e 15 no interior.

Sobre a Segunda Sem Carne

Lançada em 2009 no Brasil pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a Segunda Sem Carne foi criada nos Estados Unidos em 2003 e já está presente em cerca de 40 países. Na Inglaterra, tem como maior ícone o ex-Beatle Paul McCartney. A campanha propõe a melhoria de hábitos alimentares — pelas pessoas, pelos animais, pelo planeta — convidando as pessoas a retirar as carnes e derivados do seu prato, pelo menos um dia por semana.

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