Brasil, 27 de Setembro de 2016

Dia da Pizza: Alibra lança nova cobertura e aposta no segmento

No Brasil são 1,7 milhões de pizzas todos os dias, segundo pesquisa; Mozzalet substitui parcialmente a mussarela e reduz o custo final mantendo a qualidade e sabor

Unanimidade e paixão nacional, a pizza, preparação culinária de origem italiana, é consumida diariamente em todo o país. Dados recentes, da ECD Food Service, empresa especializada em pesquisas do mercado gastronômico, revelam que cerca de 1,7 milhões de pizzas são consumidas todos os dias e mais da metade saem das pizzarias paulistanas. A paixão é tamanha que, em 1985, foi instituído o Dia da Pizza comemorado oficialmente pelos brasileiros no dia 10 de julho. Nesse ano a data não poderia cair em dia melhor: o domingo com certeza vai acabar em pizza, seja em casa ou na pizzaria.

O disco de massa regado com molho de tomates e coberto com ingredientes diversos vem ganhando cada vez mais variações de sabores, dos tradicionais salgados e doces até os mais inusitados como pizza de hot dog ou de rosas. Mas, um dos ingredientes que não pode faltar em quase todas as combinações é a mussarela.

Diante desse consumo, para acompanhar o mercado e suas tendências, a Alibra, fornecedora de produtos lácteos em pó e de soluções em ingredientes para alimentos, participa na próxima semana da Expo Pizzaria, que acontece na capital paulista, nos dias 11 e 12. O destaque é para a Mozzalet, desenvolvida para substituir parcialmente a mussarela tradicional proporcionando redução no custo final da pizza, sem abrir mão da qualidade.

Mozzalet: menor custo sem redução de qualidade

Pioneira na produção de queijos análogos processados, a Alibra inova em tecnologia disponibilizando no mercado a Mozzalet, um produto que tem como principais características: redução de custos, alta performance e rendimento, excelentes propriedades de ralagem (não aglomera), fatiamento e derretimento, com liberação de menos gordura após o forneamento e baixo teor de lactose.

“O grande diferencial dos queijos análogos é a vantagem econômica diante dos tradicionais, já que o preço da mussarela convencional oscila ao longo do ano, acompanhando a oferta e demanda do leite. Como o mercado de Food Service é crescente no Brasil, produtos inovadores como a Mozzalet agregam às demandas cada vez maiores por produtos que tragam qualidade, praticidade e redução de custo’’ afirma Tiago Paschoini, gerente de vendas da Alibra.

A Mozzalet se homogeneíza muito bem com a mussarela tradicional e, por isso, pode ser utilizada em diversas proporções dependendo do resultado de sabor, textura e consistência desejados. Além da pizza, a Mozzalet pode ser aplicada em recheios de pastéis, salgados, tortas e de massas em geral.

Segundo Paschoini, a Mozzalet chega às pizzarias, restaurantes, pequenas fábricas de salgados e cozinhas industriais através de distribuidores de produtos refrigerados e atacado de auto serviço (cash and carry). A performance e os benefícios do produto estão disponibilizados em um hotsite da Mozzalet, no qual a Alibra disponibilizou um vídeo.

Queijos análogos

No Brasil, a estimativa é de que sejam consumidas aproximadamente 1000 toneladas de mussarela por dia em pizzas. De acordo com o sócio da Alibra, João Bosco Pinheiro, o país representa um grandioso mercado e, por isso, a empresa conta em seu portfólio com os queijos análogos, conhecidos como sucedâneos de queijo, podendo ser classificados como produtos lácteos ou parcialmente lácteos como a Mozzalet ou análogos não lácteos.

Além do tipo mussarela, é possível produzir também queijo análogo tipo cheddar e parmesão, os quais podem ser comercializados em blocos, filetes, pedaços, fatias ou molhos.Na fabricação dos queijos análogos, o leite e a gordura do leite presentes nos queijos tradicionais são parcialmente ou totalmente substituídos por proteínas de leite, gorduras vegetais e amidos modificados e a tecnologia de produção é a mesma utilizada na fabricação do queijo processado, através de calor, trabalho mecânico e sais fundentes.

“Apesar de sua produção ser recente no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos ela já acontece há algum tempo devido ao preço atraente e funcionalidade. Além da redução de custos à cadeia Food Service, o produto oferece uma expansão mercadológica graças à demanda por intolerantes à lactose”, diz o sócio da Alibra, João Bosco.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish