Brasil, 1 de Outubro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Espaço transformado

A designer de ambientes Laura Santos conta como é possível transformar um espaço inóspito, como a garagem, em um ambiente social

Com medida simples, mas muito eficientes, a designer Laura Santos mostra como é possível transformar uma garagem em um ambiente social superagradável.

Um dos carros foi vendido ou um dos moradores se mudou. E, de repente, uma garagem ficou vazia. Nesses casos, para que este espaço não fique sem funcionalidade, é possível transformá-lo em um ambiente social que integre, ainda mais, os moradores.

Com o propósito de mostrar que é possível socializar um ambiente sem utilidade, a designer de interiores Laura Santos criou para a Mostra Casa Construir 2016 o “Espaço Leitura”. O ambiente nasceu da transformação de uma a garagem em um local que se comunica e, ao mesmo tempo, interage o usuário, assim como a leitura interage com o leitor.

Laura explica como é possível fazer este tipo de mudança de ambientes. “É importante verificar se a garagem é aberta ou fechada. No caso da garagem ser aberta e a pessoa quiser fechar, será preciso fazer obras. Mas, caso queira fazer, por exemplo, um estar aberto é possível trabalhar com pergolado e móveis próprios para a área externa. É preciso ver se existe necessidade de troca de materiais ou aproveitar o que já tem, diminuindo, assim, o custo do investimento. Neste meu projeto mesmo eu optei por não trocar o piso e, para dar mais aconchego ao ambiente, coloquei tapete”, conta.

Para se transformar a garagem em um espaço sociável, um dos recursos mais importantes para se investir é a iluminação, pois normalmente este é um ambiente que possui apenas um foco de luz. De acordo com Laura Santos, é muito importante distribuir a iluminação no decorrer do espaço de forma a criar cenas mais intimistas ao ambiente, além de lançar mão de objetos que componham com harmonia a ambientação.

“Ao mudar esse tipo de ambiente para um estar, o projeto luminotécnico é trabalhado com mais carinho. Utilizar elementos como tapete, quadros, adornos, móveis próprios para sala, faz com que sequer lembremos que ali, um dia, foi uma garagem. Normalmente, as garagens são amplas, então é preciso criar uma composição que deixa o espaço mais acolhedor e aconchegante como são as salas”, ressalta.

De acordo com a profissional, uma garagem pode se transformar em copa, espaço gourmet, atelier, home office, pois existe a possibilidade de se trabalhar com variados tipos de recursos decorativos próprios para espaços assim e, nem mesmo o odor de combustível é capaz de interferir na criatividade.

“Para não ficar com cheiro de gasolina ou óleo, basta trabalhar com ventilação cruzada, criando portas e/ou janelas no espaço, que faz com que o ar circule melhor no ambiente. Trocar os materiais existentes, utilizar aromatizadores e colocar plantas naturais que, além de dar um frescor ao espaço, filtram o ar presente no ambiente deixando-o mais puro”, indica Laura Santos.

Em seu ambiente na Mostra Casa Construir, a designer utilizou o painel degradê feito em MDF preto comum, filetado com várias ripas detalhadas tecnicamente em uma progressão. Algo que fora pensado e detalhado pela profissional, com uma execução simples e econômica. Outro ponto de impacto do ambiente foi o posicionamento dos quadros, feitos de nanquim pela artista Luciana Hemont, colocados de uma forma descontínua, dando conceito ao projeto.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish