Brasil, 25 de Setembro de 2016

Franchising brasileiro cresceu 8,3% em 2015

Setor de Alimentação foi um dos destaques, com um incremento de 8,9% no faturamento do período

Mesmo em um período de retração econômica, o segmento de alimentação no mercado de franquias se manteve resiliente e registrou um crescimento de 8,9% no faturamento em 2015, segundo a pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em coletiva de imprensa realizada no último dia 29 de janeiro.

Conforme o estudo, o setor continua sendo um dos mais consolidados no franchising, ocupando o quarto lugar do ranking em receita. Além das tradicionais promoções, a inovação do cardápio foi um dos fatores que garantiram este excelente desempenho.

Um exemplo desse movimento é o h3, rede especializada em hambúrgueres, que oferece comida de Chef nas praças de alimentação. “O ano passado foi bastante promissor para a rede e a ampliação do mix de produtos foi uma de nossas estratégias. A ideia agora é diversificar ainda mais o cardápio, mas sem mudar o nosso posicionamento, que é oferecer pratos capazes de promover uma experiência diferente da costumeira refeição rápida ou fast food. Nosso diferencial continuará sendo o delicioso e tradicional hambúrguer, combinado a temperos únicos e ao toque especial de chefes singulares”, explica Claudia Malaguerra, country manager da rede no Brasil. “Estamos sempre de olho nas vendas e no lucro, eficiência operacional vai ser o mote para 2016, para isso investir na capacitação das equipes e manter o turn over baixo vai ser prioritário para nós”.

O h3 encerrou 2015 com resultados positivos, em um ano de grandes desafios. De acordo com o balanço da marca, o h3 registrou um aumento de 20% em número de unidades, alcançando 17 operações, e um faturamento de R$ 27 milhões de reais.

Outra aposta é a Patroni - rede de franquia de pizzas, carnes e massas - que fechou 2015 com faturamento de R$ 335 milhões e 192 unidades. Para este ano, a marca planeja um crescimento de 20% em número de unidades, o equivalente ao fechamento de 40 novos contratos. O foco principal é expandir por meio das operações Expresso, um modelo mais enxuto com investimento inicial a partir de R$ 150 mil.

“Este formato pode ser implantado em locais com alta movimentação de pessoas, como estádios de futebol. Hoje, contamos com seis boxes da marca na Arena Corinthians, em uma operação que trabalha com fatias duplas de pizza e uma experiência diferenciada em um evento esportivo. Também temos uma Patroni Expresso no calçadão de Guarulhos, em São Paulo”, explica o presidente, Rubens Augusto Junior. A meta para 2016 é conquistar um faturamento de R$ 360 milhões.

Segundo o balanço, o setor de franquias atingiu o faturamento de R$ 139,593 bilhões, representando um crescimento de 8,3%.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish