Brasil, 27 de Setembro de 2016

Internacionalização das indústrias moveleiras no Ceará contará com apoio da Unifor

O trabalho de internacionalização das empresas moveleiras filiadas ao Sindmóveis, coordenado pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC, ganhou uma nova parceira: a Unifor. Universitários dos últimos semestres da graduação em Comércio Exterior serão contratados para planejar e desenvolver estratégias de exportação para cada indústria que aderir ao projeto setorial de móveis. Os estudantes serão orientados pela professora Mônica Luz, do Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex). Inicialmente, seis empreendimentos participarão da iniciativa.

Segundo o presidente do Sindmóveis, Osterno Júnior, a parceria é benéfica para ambos. “As empresas ganham porque terão um plano de exportação e entrarão mais seguras no mercado internacional. O custo é menor e os estudantes serão supervisionados pelos professores. O Centro Internacional de Negócios da FIEC também fará o acompanhamento, o que é mais uma garantia de sucesso. A universidade, por sua vez, ganha porque aproxima seus alunos do mercado de trabalho”, explica.

A parceria foi apresentada aos empresários em reunião realizada na sede da FIEC nesta segunda-feira (4/7). Na ocasião, o Centro Internacional de Negócios da FIEC ministrou palestra com informações estratégicas para exportação e apresentou uma sugestão de plano de trabalho para o projeto. O objetivo é preparar as empresas para a exportação, beneficiando tanto aquelas que nunca exportaram como as que já exportam e querem melhorar processos.

A professora da Unifor, Mônica Luz, fez uma apresentação do Nupex e ressaltou a qualidade das atividades desenvolvidas pelos alunos em parcerias com empresas de outros setores realizadas no último ano. O apoio do Nupex, segundo ela, abrange desde a análise do produto a ser comercializado, passando pela prospecção de mercado, até a análise das opções de logística. “No Nupex, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar na prática o conhecimento adquirido na graduação. Eles estão motivados e altamente preparados para contribuir com o desenvolvimento das empresas e a sua participação no comércio exterior”, destacou a professora.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish