Brasil, 28 de Setembro de 2016

Empresa americana Bricks 4 Kidz abre filial no Rio de Janeiro

Cinco motivos suficientes para matricular seu filho e porque é uma ótima ideia

A LEGO® vem encantando crianças do mundo todo há oito gerações. Mas está longe de ser considerada apenas mais um brinquedo infantil. Além de ser utilizada como método de ensino nos grandes institutos de educação dos países desenvolvidos, A LEGO® desenvolveu também as linhas tecnológicas como LEGO Technic® e LEGO Mindstorm®, que são utilizadas por universidades para os estudantes de Design e Engenharias Robótica e Mecatrônica aperfeiçoarem suas técnicas.

Pensando nisso, Michelle Cote, uma mãe americana formada em arquitetura, criou um programa de ensino que utiliza conceitos e métodos STEM, como é chamado nos Estados Unidos. A Bricks 4 Kidz ensina ciências, tecnologia, engenharia e matemática para crianças de 3 a 13 anos, através de LEGO®. Atualmente, a empresa está presente em mais de 41 países e 710 localidades do mundo. E agora, no Rio de Janeiro.

Cinco razões para essa brincadeira ser levada bem a sério:

1 - Seus filhos aprendem que não existe “eu” em uma equipe.

Eles podem não só estar fazendo parte de uma dupla, mas também de um grupo. Isso ajuda as crianças a entenderem que no mundo real eles estarão trabalhando em equipe de alguma maneira. Mesmo que não estejam de fato fazendo algo no momento, eles precisam prestar atenção no que o colega faz para ajudá-lo caso não saiba fazer ou esteja fazendo errado. A metodologia do ensino da Bricks 4 Kidz incentiva os próprios professores a perguntarem a criança se ela perguntou primeiro ao colega, quando há alguma dúvida.

2 - Eles se tornam mais críticos

Quando as crianças estão montando os modelos, nem sempre eles funcionam e podem ser confusos. Ou então, tudo está correndo bem, mas ainda assim não funcionam. Os instrutores são treinados a ensinar as crianças a encontrarem uma resposta sozinha, e não lhes dizerem o que fazer.

3 - As crianças resolvem seus próprios problemas

O interessante dessa metodologia é que mesmo quando tudo está indo aparentemente como deveria o motorzinho do brinquedo não liga, ou tudo começa a desmontar sozinho, porque uma peça foi colocada de forma diferente. A princípio, as crianças ficam frustradas. Mas o objetivo é incentivá-las a descobrir porque isso aconteceu. E quando descobrem, ficam satisfeitas consigo mesmas e com o que são capazes de fazer.

4 - Eles aprendem que a paciência é uma virtude

Às vezes as crianças podem achar que só porque tem LEGO® em casa, as aulas serão muito mais fáceis para elas. Os modelos da Bricks 4 Kidz são motorizados e exclusivamente desenvolvidos para as aulas, as crianças não os conhecem. E por isso uma parte do processo de aprendizado é ensinar que as coisas nem sempre acontecem como elas pensam, e isso requer paciência.

5 - Guardar os brinquedos é tão importante quanto brincar

Os professores incentivam as crianças a participarem também da organização do lugar. Como irão utilizar aquelas mesmas peças novamente, é importante que guardem do mesmo jeito que encontraram, ou não irão encontrar os objetos para o próximo projeto.

Leonardo Nogueira, Diretor da empresa no Rio de Janeiro, conta “Na Bricks 4 Kidz as crianças aprendem, constroem e brincam com blocos de LEGO®. Usamos os produtos da LEGO® Education com o objetivo de criar uma experiência de aprendizado divertida, lúdica e baseada em conceitos de STEM - Science, Technology, Engineering & Math. A missão da Bricks 4 Kidz é encorajar o pensamento crítico, a criatividade, as habilidades de resolução de problemas, a organização, a concentração e o espírito de equipe.”

A Bricks 4 Kidz faz parcerias com escolas, condomínios, cursos de inglês para crianças e outros diversos espaços em que possam atuar de forma complementar à educação da criançada. Para mais informações, acesse: www.bricks4kidz.com.br

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish