Brasil, 1 de Outubro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Chesf, Encalso e Voltalia inauguram Complexo Eólico Vamcruz

  • Escrito por  VIANEWS Comunicação Integrada
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Com 93 MW de capacidade instalada, Vamcruz tem potencial para produzir em torno de 450 GWh por ano, energia elétrica capaz de abastecer mais de 200 mil famílias. 

O Complexo Eólico está localizado em Serra do Mel/RN

Três empresas com atuação de destaque nacional no setor de energia elétrica se uniram para inaugurar o Complexo Eólico Vamcruz, em Serra do Mel/RN. Chesf, Grupo Encalso Damha e Voltalia apresentam o empreendimento que possui capacidade instalada de 93 MW, com potencial para gerar aproximadamente 450 gigawatts-hora (GWh) por ano, energia suficiente para atender mais de 200 mil famílias, e ainda reduzir a emissão de CO2 em aproximadamente 160.535 toneladas por ano.

Composto pelos parques Caiçara I, Caiçara II, Junco I e Junco II - localizados na Vila Amazonas -, o complexo Vamcruz foi construído em 16 meses e conta com um total de 31 aerogeradores, cuja potência unitária é de 3 MW. Quanto à conexão elétrica, o complexo está conectado por meio de uma linha de transmissão de 230 kV, com extensão de 13,8 km, e da Subestação Amazonas. Essa estrutura escoa a energia até a Subestação Carcará II. Em seguida, o projeto compartilha, através da subestação Carcará II, uma linha de transmissão de 230 kV e 52 km de extensão até a Subestação Mossoró II.

O Complexo Eólico Vamcruz surgiu a partir de um leilão em 2011 em que Chesf, Grupo Encalso Damha e Voltalia saíram vencedores. Vamcruz entrou em funcionamento em novembro de 2015 e já opera com 100% de sua capacidade.

“O Grupo Encalso Damha vem atuando e investindo há mais de cinco décadas em infraestrutura pesada, energia, agronegócios, negócios imobiliários, shopping center, concessões de rodovias e parques ecológicos, sempre prestando serviços de excelência, zelando pelo bem-estar, melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente. Dentro desse espírito, contribuindo com o desenvolvimento do país, desenvolvemos em conjunto com os parceiros Voltalia e Chesf o Complexo Eólico Vamcruz, instalado na Cidade de Serra do Mel/RN”, declara Mário Múcio Eugênio Damha, diretor executivo do Grupo Encalso Damha.

“Atualmente, temos 303 MW em operação no Brasil, além de 126 MW em construção. O Brasil vive um momento econômico peculiar. Com certeza, essa crise vai acabar e o país irá retomar seu crescimento. Quando isso acontecer, precisamos estar prontos para atender à demanda energética e oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento da economia nacional”, explica Robert Klein, country manager da Voltalia Brasil.

Sobre a Voltalia

A Voltalia é uma companhia francesa produtora de energia elétrica a partir de fontes renováveis, desenvolvendo e operando projetos multienergéticos com os sistemas eólico, solar, hidroelétrico e biomassa. A empresa está presente na França, Brasil, Grécia, Guiana Francesa e Marrocos e é cotada na bolsa de valores Euronext Paris desde julho de 2014 (VLTSA).

Sobre o Grupo Encalso Damha

O Grupo Encalso Damha é um conglomerado empresarial que atua há mais de cinco décadas no setor de construção. Dentre as suas principais atividades destacam-se terraplenagem, construção e pavimentação de estradas, avenidas, pontes e viadutos, barragens, aeroportos, construção de estações de tratamento de água e esgoto, obras de saneamento básico, oleodutos, gasoduto e infra-estrutura urbana. Para mais informações, acesse www.encalso.com.br.

Sobre a Chesf

A Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) é uma subsidiária da Eletrobras e sua principal atividade é a geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. São 18 instalações próprias entre hidroelétricas, térmicas e eólicas, além de 44 Instalações em Sociedade (SPE), sendo 40 delas parques e usinas eólicos. Mais informações em www.chesf.gov.br.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish