Brasil, 26 de Setembro de 2016

Dicas para decorar seu pequeno home office

Atualmente cada vez mais pessoas optam por trabalhar em casa, levando o trabalho para casa, ou montando seu próprio negócio. Ter mais qualidade de vida ou fazer economia, no caso de pequenos negócios, são pontos fortes para fazer essa mudança na forma de trabalhar.

Para quem tem pouco espaço, sempre fica o desafio de montar um home office funcional, que ao mesmo tempo não destoe da decoração que já temos em casa. Pensando nisso as designers de interiores Adriana e Lyra e Thais Merçon, do escritório A Design de Interiores, desenvolveram algumas dicas para montar seu próprio espaço de trabalho em casa.

Dica 1 - "De quanto espaço preciso?"

Ao montar um home office, precisamos pensar em quanto espaço você realmente vai precisar para criar um ambiente confortável. Em alguns casos, precisamos apenas de uma pequena mesa e um gaveteiro, em outros, um espaço para guardar muitos papeis ou objetos específicos que usamos no dia a dia.

Depois disso, é necessário definir em que lugar da casa vamos instalar o seu escritório, um corredor amplo, por exemplo, pode ser uma boa opção para quem não tem um cômodo só para isso. Uma dispensa ou o espaço embaixo da escada também pode ser uma boa ideia, desde que seja um ambiente agradável, afinal você vai passar boa parte do tempo nele.

Dica 2 - "Domine a bagunça"

Em um home office sempre precisamos ficar atentos com a bagunça e papelada que deixamos sobre a mesa. É importante termos uma lixeirinha perto, onde possamos descartar tudo aquilo que só ocupa espaço e poeira. Também precisamos de armários com portas e gavetas para ficar tudo guardado em seu devido lugar.

Aproveite os espaços verticais do ambiente, usando armários suspensos com portas de correr ou basculantes sem puxador. Eles ficam lindos e tiram o ar de escritório formal.

Nichos são sempre bem vindos para deixar livros expostos ou objetos legais que fazem parte do trabalho.

Prateleiras altas com caixas organizadoras pode ser uma boa opção para guardar materiais de pouco uso.

Dica 3 - "Use móveis alternativos"

Dê uma nova finalidade a objetos e móveis que você não utiliza mais ou que podem ser uma pechincha numa feira de antiguidades. A “penteadeira da Vovó” pode ser repaginada e virar uma ótima mesa para seu computador. Uma fruteira de ferro pode ter uma cor nova, e ser usada para armazenar objetos do escritório. Latinhas de leite em pó ou vidros de conserva viram bons organizadores de mesa.

Abuse da criatividade no seu cantinho de trabalho, você vai se surpreender com o resultado.

Dica 4 - "Seu escritório, sua casa"

Lembre que esse espaço vai fazer parte do seu lar e deve estar em harmonia com o resto do lugar. Se sua mesa de trabalho estiver na sala de estar, utilize os mesmos materiais e cores para integrar todo o ambiente.

Troque a luminária tradicional por um abajur, e o estofado da cadeira de trabalho por um tecido mais despojado, o clima de escritório vai dar lugar a um estúdio bem aconchegante.

Quadros, tapetes, vasos com plantas e outros objetos decorativos são sempre bem vindos.

Um ambiente bonito nos inspira e renova as energias.

Dica 5 - "Como fazer com os fios e tomadas"

Hoje em dia temos a tecnologia wi-fi a nosso favor, nada melhor do que não ter fios para atrapalhar nossa decoração. Mas se estiverem lá, precisamos aprender a conviver com eles.

Se for possível peça para seu pedreiro colocar novas tomadas em posições estratégicas, perto dos aparelhos eletrônicos, em cima e em baixo da bancada. Importante: sempre instale mais tomadas do que o que você acha que precisa.

Caso não seja possível, o melhor é utilizar os filtros de linha, você pode colocá-lo dentro de uma caixa bonita, e juntar os fios com um organizador de fios que vende em qualquer loja de material de construção ou home center.

Nunca faça gambiarras, nem utilize mais de um benjamim por tomada. Com elétrica não se brinca.

No mais, o importante é ter sempre em mente que trabalhar em casa é uma delícia, mas exige disciplina, caso contrário, você não terá produtividade.

Para isso, procure manter uma rotina de horários como se estivesse em um escritório formal e não se distraia com a movimentação da casa.

Aproveite o tempo que irá economizar no trânsito para ter novos hábitos ou atividades.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish