Brasil, 29 de Setembro de 2016

Expectativa para este ano, o concurso da Câmara dos Deputados é um dos que pagam melhor. Veja dicas para se sair bem na prova

Na expectativa desde 2014, quando aconteceu o último concurso público da Câmara dos Deputados, são 404 cargos desocupados. A previsão é que este ano ocorra o concurso que foi aprovado previamente, há dois anos. No caso, seriam 143 vagas nos cargos de analista legislativo e técnico legislativo, com exigência de nível médio e superior.

Outra boa notícia é o salário no cargo de analista legislativo de R$ 17.684,43 e com auxílio alimentação de R$784,74. Nessa área ficam abertas as oportunidades para técnicos em documentação e informação legislativa, técnico em material e patrimônio, analista de informática legislativa e assistente social. Já o cargo de técnico legislativo oferece salário inicial de R$ 11.545,65.

Para ter a chance de ocupar um desses cargos, a dedicação nos estudos é essencial. Somente no último concurso, a chance era 458 por vaga, do total de 113. Não é a toa que existem diversos cursos para se preparar para a prova. Confira algumas dicas para se sair bem e conquistar uma das vagas!

Modo de estudo

É importante você se autoconhecer para saber qual forma de estudo é a melhor para você. Algumas pessoas preferem estudar sozinhas, frequentar cursos presenciais ou formar grupos de estudos. Esse é um bom começo para saber como vai organizar sua rotina de estudo. Caso não tenha tempo para frequentar um curso, uma boa alternativa são os cursos online. Eles disponibilizam material de estudo igual ao curso presencial, video-aulas com professores experientes, fóruns para tirar as dúvidas e muito mais. E o melhor é que você escolhe a hora de estudar.

Conheça a prova

Ler o edital sobre as especificações dos temas que farão parte da prova deixa você mais pronto. Assim, você se prepara exatamente para aquilo que vai cair, aprofunda e tira as dúvidas dos principais assuntos. Outra dica é fazer simulados das provas anteriores. Além de ficar mais familiarizado com a prova, você vê quais temas são mais recorrentes.

Diversifique suas leituras

Faz bem variar seus temas de estudo. Leia jornais, revistas, sites jornalísticos e outros tipos de textos para não ficar somente no mundo dos estudos. Isso vai fazer você não se sentir saturado e também vai diversificar seu vocabulário e conhecimento – e aprender nunca é demais.

Revisão

Ao final de um determinado período de estudos, uma boa opção é revisar o tema. Isso vai ajudar a relembrar os pontos importantes, fixar conteúdos e solucionar possíveis dúvidas. O tempo para você fazer isso é variável, depende da quantidade de tópicos que você acha que pode absorver de maneira eficiente e então testar quão eficiente o estudo foi.

A última dica é confiar na sua capacidade, não desanimar com a rotina de estudos. Com o tempo você vai até se acostumar – e depois não existe nada melhor do que ver seu nome na lista de aprovados. Boa Prova!

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish