Brasil, 25 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Estrutura de Atendimento à Emergência da BASF é referência no mercado químico

· Com 10 mil m², Centro de Treinamento em Guaratinguetá capacita mensalmente bombeiros da BASF e do Estado de São Paulo

· Central de Comunicação auxilia comunidades e clientes BASF na gestão de emergências químicas e no monitoramento ambiental

· Empresa mantém parceria com a FUNDABOM há dois anos e já auxiliou no combate a grandes incêndios da região de SP

Para atuar em uma situação de emergência, estar preparado é fundamental. Pensando nisso, a BASF, empresa química mundial, tem investido na capacitação de sua Equipe de Atendimento à Emergência. Composto por mais de 60 profissionais, distribuídos em suas unidades fabris de Guaratinguetá (SP), Demarchi (São Bernardo do Campo/SP) e Camaçari (BA), o time BASF é referência para o mercado químico e apresenta importantes diferenciais ao mercado, como:

1. Centro de Treinamento

O local funciona há mais de 20 anos e possui, aproximadamente, 10 mil m². O centro fica no Complexo Químico de Guaratinguetá, que possui uma diversidade de produtos e atividades, proporcionando a capacitação e qualificação de profissionais para as mais diversas práticas de segurança em fábricas. Os treinamentos lá ministrados atendem a todas as localidades da BASF na América do Sul, além de ser palco para cursos de capacitação de bombeiros do Estado de São Paulo.

No campo, são simuladas situações como: incêndio de pequena, média e grande proporção e combate ao fogo, entrada e saída de prédios e emergência química, atividades em espaços confinados e trabalho em altura. Há, ainda, o Simulador Estrutural, composto por uma estrutura de quatro cômodos, divididos em dois níveis, nos quais os profissionais treinam o abandono de um prédio em situações que envolvam fogo e fumaça.

2. Parceria FUNDABOM

Desde o início de 2014, a BASF é parceira da FUNDABOM (Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros) do Estado de São Paulo. Por meio da iniciativa, a empresa colabora na capacitação dos bombeiros estaduais, que conta, inclusive, com o envio de dois profissionais da corporação para treinamento na sede da BASF na Alemanha. A ação é realizada uma vez por ano, sendo que, em 2016, a dupla realizará o processo a partir de julho.

3. Central de Comunicação para Emergências (CECOM)

Há 24 anos em funcionamento, a CECOM auxilia comunidades e clientes BASF na gestão de emergências químicas e no monitoramento ambiental das regiões de Guaratinguetá (SP), Demarchi (São Bernardo do Campo/SP) e Camaçari (BA), além da América do Sul. A central funciona em escala 24x7 e possui atendentes com mais de 20 anos de experiência no atendimento a casos de emergências químicas.

4. Apoio a grandes ações dos Bombeiros do Estado de SP

Por sua excelência no atendimento a emergências e pela parceria firmada com a corporação estadual, a BASF prestou apoio a duas grandes ações nos últimos anos: incêndio no Porto de Santos (abril/2015) e incêndio no Guarujá (janeiro/2016).

O primeiro contou com o apoio de 1 caminhão ABHQ – Auto Bomba Hidro Química e 11 bombeiros da BASF, que atuaram em sistema de revezamento em todo período da emergência. A empresa recebeu, posteriormente, 3 honrarias do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo pelos serviços prestados. Já a ação no Guarujá foi focada no combate a incêndio provocado pela emissão de gases tóxicos. Para solucionar o caso, a equipe utilizou o suporte de especialistas em emergência da BASF Demarchi – São Bernardo do Campo.

Especialistas no comando

Outro importante diferencial da Equipe de Atendimento à Emergência BASF é a sua liderança. Em localidades como Guaratinguetá, Camaçari e Demarchi, há profissionais com vasta experiência no setor, como revelam os perfis abaixo.

· Albert Sobral - Coordenador de Controle de Emergência e Segurança Patrimonial do Complexo Acrílico de Camaçari: Engenheiro Químico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, comanda uma equipe de 14 profissionais e possui mais de dois anos de atuação no segmento. Por sua experiência na BASF, foi convidado a participar do Grupo Técnico de Emergência (GTE) do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari.

· Daniel Rost - Coordenador de Controle de Emergência e Segurança Patrimonial do Complexo Químico de Guaratinguetá: Engenheiro Químico, Engenheiro de Segurança do Trabalho e técnico em Química, coordena uma equipe com 23 profissionais e possui 15 anos de experiência no setor de atendimento a emergências. Está na BASF há seis anos e, em Guaratinguetá, há 4.

· Luciano Carvalho Theodoro - Coordenador de Controle de Emergência e Segurança Patrimonial do Complexo Industrial de Tintas e Vernizes em São Bernardo do Campo: Engenheiro Químico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, comanda uma equipe de 22 pessoas e possui experiência de 20 anos no segmento. Está na BASF há sete anos.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar

Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese Afrikaans Albanian Arabic Armenian Azerbaijani Basque Belarusian Bengali Bosnian Bulgarian Catalan Chinese (Simplified) Chinese (Traditional) Croatian Czech Danish Dutch English Estonian Filipino Finnish French Galician Georgian German Greek Haitian Creole Hebrew Hindi Hungarian Icelandic Indonesian Irish Italian Japanese Khmer Korean Lao Latvian Lithuanian Macedonian Malay Maltese Mongolian Nepali Norwegian Persian Polish Romanian Russian Serbian Slovak Slovenian Somali Spanish Swahili Swedish Thai Turkish Ukrainian Urdu Vietnamese Welsh Yiddish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.