Brasil, 26 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Levantamento de dados sobre a mortalidade de abelhas

Projeto tem a participação da Unesp e da UFSCar

Idealizado pelo setor de defensivos agrícolas, por meio do Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal), o Projeto Colmeia Viva® tem a missão de promover o uso correto de defensivos agrícolas na agricultura brasileira para proteger os cultivos e contribuir na garantia do direito básico de alimentação das pessoas, respeitando a apicultura e protegendo as abelhas e o meio ambiente.

Uma das iniciativas do projeto é a Relação Mais Produtiva entre Agricultura e Apicultura, incentivando o diálogo entre agricultores e criadores de abelhas. Trata-se do Colmeia Viva – MAP: Mapeamento de Abelhas Participativo. para o levantamento de dados sobre a mortalidade de abelhas com um mapeamento inédito dos fatores que contribuem para a perda de colmeias e abelhas no Estado de São Paulo. O MAP tem a participação da Unesp – Universidade do Estado de São Paulo – e UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Lançado em 2015, possui um canal exclusivo para agricultores, apicultores (criador de abelhas com ferrão – Apis mellifera), e meliponicultores (criador de abelhas sem ferrão), além de suas associações relatarem perdas e esclarecerem dúvidas por meio do 0800 771 8000.

Os agricultores participam quando encontrarem colmeias não identificadas em sua propriedade; em caso de dúvida na ocorrência de um incidente por aplicação de defensivo agrícola e se precisarem de orientação sobre boas práticas de convivências entre as atividades agrícola e apícola. Já os apicultores, quando verificarem perdas de colmeias e abelhas em seus apiários; se necessitarem de suporte no entendimento das causas de perda de colmeias; sobre o que fazer em caso de possível incidente com abelhas e também se necessitarem de orientação sobre boas práticas de convivência entre agricultura e apicultura.
A vice-presidente executiva do Sindiveg, Silvia Fagnani, enfatiza que entender os fatores que contribuem para a perda das abelhas é o primeiro passo para uma relação mais produtiva entre agricultura e apicultura. “Quanto mais pessoas no campo tiverem acesso ao número do 0800 e participarem do Projeto, maior será a abrangência do mapeamento almejado por esta iniciativa inédita”, ressalta Silvia.

Nestes primeiros nove meses do MAP, o grande desafio tem sido a divulgação do 0800 771 8000 no campo para agricultores e criadores de abelhas. Para explicar o passo a passo de como participar e o funcionamento, o Colmeia Viva – Mapeamento de Abelhas Participativo conta com uma Cartilha, nas versões impressa e online, com download gratuito no site do Projeto Colmeia Viva® (http://projetocolmeiaviva.org.br/wp-content/uploads/2016/03/ColmeiaViva-Sindiveg-Cartilha-Web.pdf).

O mapeamento dará origem a um Plano de Ação Nacional voltado às boas práticas de aplicação dos defensivos agrícolas para uma relação mais produtiva entre apicultura e agricultura.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.