Brasil, 27 de Setembro de 2016

De estagiário a diretor de vendas e operações João Paulo Amadio é promovido na Staples Brasil.

Para liderar uma equipe de mais de 100 pessoas, que engloba um time multidisciplinar, responsável toda a cadeia da operação de varejo, do supply chain ao atendimento pós-venda, incluindo compras, merchandising, vendas, marketing e precificação, é preciso conhecer a empresa como a si próprio. Mas isso não assusta o paulistano João Paulo Amadio, promovido ao posto de Diretor de Vendas e Operações da Staples Brasil, braço nacional da maior rede de papelarias do mundo.

Profissional com experiência nas áreas de vendas, marketing e planejamento estratégico, com atuação em segmentos B2C e B2B e mercados de varejo de consumo em massa, Amadio integra a Staples Brasil desde o seu embrião. Entrou em 2000 como estagiário, ainda durante a operação da OfficeNet, empresa argentina que acabara comprada pela Staples cinco anos depois. A ligação com a marca surgiu por meio do mural de oportunidades de estágio da FAAP, durante o curso de Administração de Empresas, quando Amadio procurava sua primeira experiência profissional.

“Fiz a entrevista no dia que a empresa estava se mudando para o primeiro escritório. Senti um clima de start-up muito legal, com todos arregaçando as mangas para construir uma empresa do início. Lembro-me que, do diretor ao estagiário, todo mundo fazia cadastro de produtos”, recorda.

Nesses 15 anos, o executivo esteve ausente da operação apenas entre 2004 e 2006, quando arriscou conhecer outra realidade e participou de um processo de trainee da Coca-Cola FEMSA. "Foi um período de boas experiências, mas, ao mesmo tempo, sentia que poderia contribuir mais para a Officenet".

Após ter deixado as portas abertas, Amadio foi convidado a retornar a Staples em 2006. Durante todo esse tempo, construiu sua trajetória na empresa, ocupando os cargos de assistente e analista comercial, supervisor de vendas, coordenador de planejamento comercial, supervisor de gestão de receita, supervisor e gerente de Business Intelligence e diretor comercial.

"O desafio era consolidar a posição da Staples como um player distinto, um agente de mudança no mercado de materiais para escritório do Brasil. Fica a sensação que valeu a pena apostar a carreira em uma empresa que proporciona esse tipo de crescimento. Tive a oportunidade de trabalhar com gerentes, diretores, presidentes do Brasil e do exterior, escolas e filosofias distintas. Posso dizer que é uma oportunidade fantástica poder crescer neste ambiente e perceber a diferença entre estas eras e, principalmente, estar disposto a aprender todo dia. Participar da construção de uma empresa que sai do zero para atender mais de 100 mil clientes é fantástico", finaliza Amadio.

Gigante mundial - Fundada em 1° de maio de 1986, nos Estados Unidos, a Staples inventou o conceito de megaloja de papelaria e materiais para escritório. Em 29 anos de atuação, tornou-se a maior empresa do segmento no mundo, ampliou sua presença para 26 países, expandiu seu modelo de negócios para outros canais, consolidando seu site como um dos maiores em volume e faturamento do e-commerce mundial.

Apostando no Brasil como um dos mercados de grandes oportunidades para a rede e uma das operações com maior potencial de crescimento, a Staples traz para o País um modelo de negócio capaz de se adequar às demandas de pequenas, médias e grandes empresas para garantir, de fato, o menor custo final a partir de estudos logístico e de gerenciamento de produtos. Se no mundo a Staples já é a terceira maior operação de e-commerce, por aqui, a empresa trabalha pela consolidação da liderança do www.staples.com.br em seu segmento de atuação, garantindo aos clientes segurança, agilidade e facilidade na compra de itens de papelaria e materiais para escritórios.

Vale lembrar que a rede chegou ao Brasil, em 2005, com a aquisição da Officenet. Em menos de dez anos, conquistou uma base de 65 mil clientes, sendo cerca de 7,5 mil ativos por mês. Por aqui, a Staples adota o modelo de Delivery a partir do atendimento por telefone (11 3824-7500) e vendas online via site com entregas em todo o território nacional. Por meio de seus canais de venda, a Staples oferece aos brasileiros mais de 6 mil produtos, que vão dos itens mais básicos de papelaria até equipamentos de alta qualidade e tecnologia para escritórios.

No mercado nacional, a empresa se destaca entre as demais do segmento por contar com 500 produtos de marca própria, a linha Staples®, presente em 45% dos carrinhos de compras da atual base de clientes e que representa até 40% de economia em comparação aos similares das marcas líderes. Além disso, oferece aos consumidores o benefício exclusivo de Garantia Permanente para produtos de papelaria da grife Staples®, possibilitando a troca imediata do item que eventualmente apresentar defeito de fabricação ou origem, sem qualquer custo adicional, burocracia e restrição de prazo para troca ou devolução.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish