Brasil, 30 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Arquiteto e urbanista defende que acessibilidade é um direito de todos

  • Escrito por  COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

O especialista Paulo Renato participará do Fórum Goiânia 2020 - A Cidade que Queremos. O evento será realizado no próximo dia 1º, a partir das 8h30, no Shopping Bougainville em Goiânia.

“Acessibilidade é para todos.” Este é o tema da palestra que será ministrada pelo arquiteto e urbanista Paulo Renato Alves, diretor da Norden^ Arquitetura, durante a 8ª edição do Fórum Goiânia 2020 - A Cidade que Queremos. O evento será realizado no próximo dia 1º, a partir das 8h30, no Shopping Bougainville em Goiânia.

Paulo Renato é um dos especialistas convidados para o evento que tem como objetivo promover discussões que resultem em soluções para o desenvolvimento de uma nova visão de convivência urbana. Em sua participação, o arquiteto e urbanista vai falar dos desafios de como promover a acessibilidade para todos. Ele esclarece que o direito ao livre acesso e a locomoção com garantia de autonomia do indivíduo estão previstos na Constituição Federal e devem abranger todos os cidadãos. “Ter acessibilidade não se restringe a uma parcela de 6,2% da nossa população brasileira, que são, conforme o IBGE, o percentual de pessoas com algum tipo de deficiência física. Uma grávida, uma criança, um idoso têm menos direitos de se locomoverem com segurança e autonomia pelas ruas da cidade? Claro que não”, argumenta Paulo Renato.

De acordo com o especialista, é irrevogável a necessidade de acessibilidade de uma pessoa, independe de sua condição física. Ele esclarece que políticas públicas sobre acessibilidade não são somente para cadeirantes, deficientes visuais, auditivos, embora estes têm, ou pelo menos deveriam ter em nosso país, esse direito plenamente assegurado. Para Paulo Renato, a acessibilidade só existe quando contempla a diversidade que existe entre os indivíduos e, também, ao longo de sua vida. “Afinal, não nos apropriamos dos espaços da mesma maneira ao longo de nossa existência. Nossas necessidades mudam”, afirma o arquiteto e urbanista.

Conscientização

Sobre o que querer para Goiânia em 2020, Paulo Renato afirma que deseja uma cidade mais acessível para todos e de todas as formas. “Não basta a criação e implantação de normas de acessibilidade. Não adianta nada a prefeitura colocar a calçada com a inclinação correta, com rampa, com piso tátil e um motorista imprudente estacionar seu carro sobre a calçada. Portanto, quero uma Goiânia eficaz tanto na parte técnica, como na parte da conscientização e este talvez seja o principal desafio do poder público”, comenta o arquiteto e urbanista que reforça: “não só as calçadas, mas todo espaços públicos devem ser plenamente acessíveis.”

Nesse sentido, Paulo Renato Alves defende ainda a acessibilidade, não só como um direito de todos, mas também um dever a ser compartilhado. “Se, por exemplo, o dono de um lote baldio não pode, por lei, deixar seu terreno sem cercar e sem estar devidamente roçado, porque então não exigir uma calçada acessível para que uma mãe passeie tranquilamente com o seu bebê ou os idosos andem com total segurança”, exemplifica o especialista.

O fórum

Em sua oitava edição, o Fórum Goiânia 2020 é uma idealização do diretor do Akhenaton Institute e do Grupo Brasil Colômbia, o publicitário Marcus Vinícius Queiroz. Todos os anos o evento reúne palestrantes que falam de temas importantes ligados a vida na cidade. Para a edição deste ano também foi convidado Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos, um dos fundadores da ONG Meninos do Morumbi e é colaborador das Fundações Laramara e Dorina Nowill, ambas para inclusão de cegos. Ele é também produtor musical e já atuou como ator e apresentador em programas de Rádio e TV..

Também foram convidados o ex-prefeito de Goiânia, ex-governador do Estado e ex-ministro Iris Rezende Machado; a arquiteta e urbanista, Maria Ester de Souza; e a designer de joias e de aromas e empresária, Leonora Rocha Lima.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish