Brasil, 30 de Setembro de 2016

Gastronomia atrai pessoas com perfis diversificados

Curso é uma das opções do vestibular de inverno da Unoeste, que está nos últimos dias de inscrição

Ao contrário do que muitos imaginam, não é preciso ser um expert em culinária para pensar em se tornar um chef de cozinha. A área da gastronomia tem atraído um público diversificado, como pode ser comprovado no curso da Unoeste, que recebe alunos de diferentes perfis e objetivos, mas que compartilham do prazer em cozinhar.

O coordenador da graduação e chef de cozinha internacional, Ulisses Dias, pontua que durante o curso os estudantes passam por processo de aprendizagem e nivelamento, por isso, habilidade não é requisito para ingressar na área. “O que temos são pessoas que se sentem bem no ambiente da cozinha, seja profissionalmente ou por hobby. Em todos os casos, a idade, a condição social e financeira não são elementos conflitantes, porque a motivação é a paixão por cozinhar”.

O curso de Gastronomia da Unoeste despertou o interesse da cardiologista Juliana Vicenzi Pacheco, 34, que atualmente está no 3º termo e diz que cozinhar é algo libertador, “tanto no sentido de se desprender da comida ultraprocessada, como no ato de servir alguém, porque a gastronomia é algo que une as pessoas”. Ela conta que o gosto pela culinária é antigo, pois na infância já ajudava sua avó no preparo das refeições. Agora, concilia o estudo gastronômico com a medicina e com um esporte radical – o paraquedismo. Em sua segunda graduação, Juliana busca também unir conhecimentos para a cardiologia. “Somos aquilo que comemos! Sempre quis mostrar que é possível preparar pratos deliciosos e saudáveis. Hoje, já consigo extrair o melhor de cada tipo de alimento, como acertar nas combinações e no sabor”.

A publicitária Cíntia Grande Di Santi, 36, voltou à sala de aula neste ano para realizar um desejo antigo: ser chef de cozinha. “Aos 9 fiz pipoca sozinha e foi um feito para mim! Nos meus 15 anos fiz meu bolo e uma torta de aniversário”, diz ao relembrar sua história e ver que sempre quis essa profissão, mas na época poucas instituições ofereciam o curso. “Há um ano me dedico exclusivamente à produção de geleias artesanais. Trabalho com frutas orgânicas e pela doçura desse produto tive o impulso de encarar novamente as carteiras da universidade”, comenta, ressaltando ainda a estrutura da Unoeste.

Foi no ensino fundamental que o jovem Matheus Vagula, de 18 anos, decidiu que queria ser gastrólogo. Concluiu o ensino médio em 2015 e logo iniciou no curso da Unoeste. “Quando criança eu queria saber o que minha mãe e avós estavam preparando e sempre acabava ajudando. Hoje, amo cozinhar!”, revela o aluno, que está muito satisfeito em aprender teorias e técnicas da área.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish