Brasil, 25 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cuidados com as instalações elétricas nas férias escolares

  • Escrito por  Via Pública Comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Cuidados simples, como a instalação de dispositivos contra surtos (DPS) – à esquerda - e do interruptor DR (Diferencial Residual), aliados às orientações da família, podem evitar acidentes mais graves e garantir a diversão

O período de férias escolares que está chegando pede maior atenção da família com as crianças, principalmente aquelas que acabam ficando mais tempo em frente aos games e computadores. É o momento dos pais redobrarem os cuidados com a instalação elétrica, a fim de evitar acidentes com choques elétricos.

Um cuidado importante é ensinar às crianças, principalmente as maiores, a retirar o equipamento da tomada puxando pelo corpo do plugue e nunca pelo cabo, pois isso pode danificar a extremidade do condutor e provocar um choque. Sobretudo nas tomadas que ainda possuem o modelo antigo, sem o terceiro pino que garante o isolamento elétrico, esse risco é um pouco maior do que nas tomadas que adotam o novo padrão.

Também é bom avisar às crianças que tomar choque não é brincadeira. Isso pode parecer óbvio para os pais, mas é comum os pequenos acharem divertido tomar um choque de baixa intensidade. E isso pode acontecer em casa, com um equipamento com falha de isolamento. Mas esta brincadeira é perigosa e, dependendo do caminho da corrente elétrica pelo corpo, pode levar à morte.

Oriente também para que não liguem muitos aparelhos na mesma tomada, evitando a sobrecarga. E mantenha os cabos organizados e fora do caminho para evitar tropeços e quedas das crianças e danos aos cabos e aparelhos.

Proteção total dos circuitos elétricos
A Tramontina Eletrik, fabricante de materiais elétricos com 40 anos de experiência, lembra que algumas medidas podem ser tomadas para evitar choques e acidentes em qualquer época do ano. Todos os circuitos elétricos, sejam de iluminação, tomadas ou outros equipamentos, devem ser protegidos contra choques elétricos. O uso do interruptor DR – popularmente conhecido por fazer desligar a energia elétrica -, e do DPS – Dispositivo de Proteção contra Surto, associados ao bom uso dos aparelhos, reduzem drasticamente a possibilidade de acidentes elétricos domésticos.

O interruptor DR desliga automaticamente na presença de fugas de correntes elétricas de pequena intensidade que um disjuntor comum não consegue detectar. Seu uso é obrigatório desde 2012 para proteção de todos os circuitos residenciais ou comerciais, sejam de tomadas ou iluminação, em particular em circuitos de banheiros, cozinhas, áreas de serviço e áreas externas. Lançamento da Tramontina Eletrik, os dispositivos DR da marca possuem indicador de posição de contato, fácil fixação e remoção no trilho DIN, montagem e desmontagem do DR individualmente sem desconectar todo o barramento.

A marca oferece também dois modelos de Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) para equipamentos de residências, escritórios e indústrias, que protegem aparelhos eletrônicos não apenas das descargas atmosféricas, mas também de apagões e instabilidades nos equipamentos das concessionárias de energia.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.