Brasil, 29 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Espaço de Mariana Crego na Casa Cor São Paulo 2016 recebe certificação AQUA-HQE Projetos de Interiores

Arquiteta mais jovem desta edição marca sua estreia com certificado que atesta 14 aspectos relacionados à sustentabilidade, emitido pelas fundações Vanzolini e Cerway

Arquiteta e Urbanista, Mariana Crego, que participa pela primeira vez da Casa Cor São Paulo 2016, criou para a principal mostra de decoração da América Latina, um ambiente de 40 m que une sustentabilidade e aconchego num cenário lúdico e convidativo. Com visão psicológica e arquitetônica, a profissional surpreende agregando arte em loja-conceito inspirada em quarto futurista. O projeto de Mariana é o terceiro no mundo – e o primeiro no Brasil – a receber os atestados piloto do processo AQUA-HQE Projetos de Interiores, que promove práticas sustentáveis na construção. O certificado é emitido pelas fundações Vanzolini, primeira e principal certificadora da construção civil no Brasil, e Cerway, organismo certificador francês.

Para alcançar o reconhecimento, o espaço da arquiteta precisou atender 14 aspectos. Entre essas categorias estão a relação do projeto com seu entorno, adaptabilidade e escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos, gestão de energia e de resíduos de uso e operação, manutenção, conforto higrotérmico, visual, acústico, olfativo e qualidade sanitária dos ambientes e do ar. Também foram avaliados aspectos como a facilidade de limpeza dos revestimentos, a procedência da madeira do mobiliário com selo FSC, ajuste da temperatura do ar condicionado para economia de energia e garantia do conforto térmico, a facilidade de manutenção dos equipamentos, análise quanto à emissão de ruídos, à fonte de odor, à orientação solar para verificar tratamentos térmicos e possibilidade de ofuscamento e a garantia de um ambiente saudável em termos de qualidade do ar.

O ponto central do ambiente é a escultura do artista Jadir Battaglia, localizada em cima da cama e feita de barbantes trançados pelo teto. A instalação permite que os visitantes escrevam e pendurem suas aspirações na copa da árvore, numa alusão à lenda da “Árvore dos Desejos”. Com proporções harmônicas e agradáveis à visão de quem entra no espaço, a urbanista se preocupou em sincronizar o surgimento da TV na cabeceira da cama, onde é apresentado de forma explicativa o vídeo com a história da lenda, com a luz do ambiente, que varia de tempos em tempos.

Unindo disciplinas como arte, filosofia e tecnologia, adequadas ao cotidiano, Mariana atendeu a proposta da Casa Cor de criar um ambiente para comemorar a vida e acolher a gestão de sustentabilidade, projetando um ambiente monocromático. A profissional teve a preocupação de aplicar spray de celulose sob as telhas metálicas do teto, com a finalidade de tentar amenizar as temperaturas, servindo de isolamento térmico. Toda a iluminação de LED do espaço e os displays foram desenvolvidos com exclusividade para abrigar os produtos. “Em tudo que faço, sempre coloco muito sentimento e sensações, não gosto de ficar presa à fórmulas. Acredito que mostras e exposições são lugares de escapismo, próprios para aflorar a criatividade e deixar a imaginação solta. Participar pela primeira vez de um evento como a Casa Cor e já receber este reconhecimento é um marco para a minha carreira ”, finaliza Mariana.

Sobre Mariana Crego

Formada pela FAAP em arquitetura e Urbanismo e pós graduada na Escola da Cidade, Mariana trabalhou nos escritórios Débora Aguiar e Adrian Smith + Gordon Gill em Chicago. Participou do projeto ‘Astana Expo City 2017’ e cursou arte e arquitetura na FUA - Florence University of the Arts, em Florença. Já contabiliza em seu portfólio projetos residenciais, corporativos e predial. Em 2015 a profissional, nascida em Santos, abriu seu escritório em São Paulo.

Rua Estado Unidos, 367 – Jardim Europa

Tel. 11 94495-4699 – Atendimento com hora marcada

WWW.marianacrego.com.br

Sobre a CASA COR

CASA COR, uma das empresas do Grupo Abril, é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. Anualmente, o evento reúne renomados arquitetos, decoradores e paisagistas em 19 franquias nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Interior e Litoral de SP), e mais 4 internacionais (Bolívia, Chile, Equador e Peru).

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.