Brasil, 29 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Inovações para construção garantem conforto térmico para driblar o frio

Sistemas construtivos, espumas de revestimento e até microcápsulas promovem isolamento

Soluções podem ser conhecidas na CasaE e Casa Econômica, na zona Sul de São Paulo

O frio chegou com rigor este ano, e manter o ambiente de casa aconchegante tem sido um grande desafio. Uma das formas de melhorar o conforto é a aplicação de materiais de isolamento térmico na construção.

Entre as opções práticas para manter o ambiente em temperatura confortável está a utilização do revestimento Basotect. Aplicado normalmente para revestimento acústico, o material é uma espuma de melamina que possui alta capacidade de absorção de som, mas também boa capacidade de isolamento térmico, similar ao EPS. Outra característica, essencial para uso doméstico, é que a espuma é resistente às chamas e atende a todos os requisitos de segurança ao fogo das normas brasileiras de construção. Disponível em diversas cores e de instalação simples, o revestimento reduz esforços e custos. Não oferece risco à saúde e ao meio ambiente e tem ação fungistática e bacteriostática.

A solução para garantir o conforto térmico também pode estar escondida no acabamento das paredes, como no caso do Micronal, micropartículas poliméricas que usam as propriedades químicas e físicas para o gerenciamento de temperatura. As partículas possuem parafina em seu interior, que promovem a troca de calor com o ambiente, ajudando a manter a temperatura na faixa de conforto térmico humano. Podem ser facilmente adicionadas ao gesso ou argamassa.

Outra solução interessante é substituir os tijolos por Neopor®, blocos de poliestireno expansível (EPS) acrescido de grafite. Ele tem performance de isolamento térmico até 20% superior ao EPS convencional. Esse método construtivo, que já é utilizado em outros países da América do Sul, como Argentina e Chile, foi aplicado pela primeira vez no Brasil na construção da CasaE, Casa Ecoeficiente da BASF, modelo que está em exposição em São Paulo. “A grosso modo, é como se tivéssemos mantendo a temperatura dentro de uma caixa térmica”, explica João Falavigna, coordenador da CasaE. “Além do benefício térmico, inclusive no verão, o Neopor promove uma construção mais rápida e limpa do que o sistema tradicional”, considera.

Também é possível construir a casa ou usar, como eficiente substituto do drywall, o Elastopor, painel sanduíche em espuma rígida de poliuretano. Já disponível no Brasil, o material apresenta níveis de condutividade térmica baixíssimos quando comparado a isolantes convencionais: reduz em até 90% a transferência de calor entre os ambientes. É 20 vezes mais isolante que tijolos e 80 vezes mais que o concreto. Com função estrutural e de vedação é um recurso interessante por ser de rápida instalação e livre de resíduos, economizando tempo e recursos. Esse é o sistema construtivo proposto na Casa Econômica da BASF, também aberta à visitação.

Para conhecer estas e outras soluções, basta fazer a inscrição gratuita pelo site www.casae.basf.com.br ou e-mail .

 

Sobre a CasaE

A CasaE é a primeira Casa Ecoeficiente da BASF no Brasil e a 10ª unidade da empresa no mundo. O projeto recebeu soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e pelos parceiros, com o objetivo de reduzir o consumo de energia, a emissão de CO2 e o consumo de água, assim como aumentar a eficiência no processo construtivo.

A BASF tem entre seus pilares a construção sustentável e oferece soluções voltadas à ecoeficiência, além de materiais de alto desempenho, design e decoração. Estão aplicados na CasaE plásticos, poliuretano, produtos químicos para construção, tintas, vernizes e pigmentos de última geração. O projeto recebeu a certificação LEED-NC Gold, Leadership in Energy and Environmental Design, concedida a novas construções pelo Green Building Council.

Ao todo 29 parceiros contribuíram com produtos e tecnologias que estão alinhadas à temática da ecoeficiência: Vitra, Aureside, Edificios Inteligentes, Tora Brasil, Gerconsult, Veka, Daikin, Atlas Schindler, Isoeste, BOSCH, Acenda, OWA, Redimax, MaxxiGold, Fineflex, Tecmar, Projetelas, Philips, Nespresso, Gerdau, Trasix, Starrett, Aubicon, Deca, Whirlpool, Tigre, Guardian, Knauf e Leicht. www.casae.basf.com.br

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.