Brasil, 25 de Setembro de 2016

Boehringer Ingelheim assume ativos de saúde animal da Sanofi

A Sanofi e a Boehringer Ingelheim chegaram a um acordo definitivo para trocar os negócios de saúde animal da Sanofi pelos medicamentos isentos de prescrição da Boehringer Ingelheim

As duas empresas deverão se tornar líderes globais em dois setores diferentes do mercado farmacêutico[1] -

A Sanofi e a Boehringer Ingelheim anunciaram hoje a assinatura de contratos para assegurar a operação estratégica iniciada em dezembro de 2015, que consiste em uma troca de negócios de saúde animal da Sanofi ("Merial") e de medicamentos isentos de prescrição da Boehringer Ingelheim (CHC). Esta etapa marca um momento importante antes do fechamento da operação, que está previsto para o fim de 2016 e continua sujeito à aprovação das autoridades reguladoras em diversos países. A integração dos negócios de medicamentos isentos de prescrição (CHC) da Boehringer Ingelheim à Sanofi e da Merial à Boehringer Ingelheim será iniciada após o fechamento.

Com o fechamento desta operação ocorrerá uma importante troca de negócios no setor farmacêutico e um evento marcante na história das duas empresas.

O professor Dr. Andreas Barner, Presidente do Conselho da Boehringer Ingelheim, disse: "Esta é uma vitória para a Boehringer Ingelheim e para a Sanofi. Além disso, é um dos passos mais importantes da história da nossa empresa. Demonstra o foco consistente do nosso negócio nos setores voltados para a inovação. Como empresa farmacêutica orientada à pesquisa, melhoraremos, substancialmente, nossa posição no mercado futuro de saúde animal e seremos, provavelmente, uma das maiores empresas do mundo neste segmento. A semelhança na cultura e na abordagem da BI e da Sanofi garantirá que as empresas que forem adquiridas pelo outro parceiro se desenvolvam bem no futuro."

Olivier Brandicourt, M.D., diretor-executivo da Sanofi, disse: "Ao assinar esses contratos, estamos atendendo a um dos principais objetivos estratégicos para 2020, o de nos tornarmos líderes em medicamentos isentos de prescrição e uma empresa líder global em saúde diversificada. Essa troca de negócios trará uma carteira complementar às nossas atividades de CHC, com marcas altamente reconhecidas, permitindo a geração de valor a médio e longo prazos e a melhoria da nossa penetração no mercado em alguns países".

Essa troca estratégica estabelece as bases para que as duas empresas atinjam o tamanho e a escala em duas atividades farmacêuticas altamente atraentes. Depois da conclusão bem-sucedida, os negócios de CHC da Boehringer, com um valor de 6,7 bilhões de euros, serão transferidos à Sanofi; e a Merial, da Sanofi, avaliada em 11,4 bilhões de euros, será transferida para a Boehringer Ingelheim. A transação inclui um pagamento, em dinheiro, para a Sanofi, de 4,7 bilhões de euros, para refletir a diferença no valor dos dois negócios. A Sanofi espera que a integração no geral aconteça de forma suave em 2017 e que depois aumente gradativamente.

Combinar as carteiras complementares da Merial e da Boehringer Ingelheim, além das plataformas de tecnologia para antiparasitas, vacinas e especialidades farmacêuticas, coloca a nova empresa em uma posição mais competitiva nos segmentos de maior crescimento do setor e agrega mais valor e inovação para os clientes no mundo todo. O negócio de saúde animal da Boehringer Ingelheim dobrará as vendas, para aproximadamente 3,8 bilhões, com base nos resultados globais de 2015.

Com essa operação, a Sanofi integrará o negócio de CHC da Boehringer em todos os países, exceto na China. As vendas conjuntas de CHC somarão aproximadamente 4,9 bilhões de euros[2], com base nos resultados globais de 2015. Graças à adição de produtos altamente complementares e à carteira das marcas, a Sanofi aumentará sua posição em várias de suas categorias estratégicas — tratamento de dores, soluções para alergias, tratamento de tosses e resfriados, cuidados femininos, saúde digestiva e vitaminas, sais minerais e suplementos.

Hubertus von Baumbach, Presidente indicado do Conselho da Boehringer Ingelheim, afirmou: "Sabemos tão bem quanto a Sanofi que, graças aos nossos funcionários, comprometidos e com excelente desempenho, essa troca de negócios é atraente para as duas partes. Portanto, a Boehringer Ingelheim e a Sanofi estão empenhadas em administrar esses negócios com sucesso e de forma sustentável no futuro."

A assinatura foi precedida de seis meses de negociações construtivas e bem-sucedidas que ocorreram como planejado. As duas empresas analisaram e discutiram, cuidadosamente, os detalhes da operação. Isto incluiu o escopo exato da troca de negócios, bem como a garantia de conformidade com as exigências regulamentares. Nos últimos meses, a Boehringer Ingelheim e a Sanofi trabalharam em conjunto com os órgãos sociais relevantes na França e na Alemanha, bem como com as autoridades reguladoras adequadas, para definir as bases para a realização da troca de negócios. As empresas concordaram que Lyon (França) e Toulouse (França) serão os principais centros operacionais do negócio de saúde animal da Boehringer Ingelheim, isto inclui as operações empresariais, pesquisa e desenvolvimento, as instalações fabris em Lyon e o centro de produção em Toulouse. Como o mercado dos EUA é parte importante do negócio da Merial, a Boehringer Ingelheim prestará atenção específica para sustentar o bom momento das operações neste país. A Alemanha será um centro importante para o negócio de CHC da Sanofi, incluindo, especificamente, as categorias gastrointestinais e tosse e resfriado, que se beneficiarão das sólidas competências das equipes atuais da Boehringer Ingelheim.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish