Brasil, 25 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Energia solar é alternativa para captação de água no campo

Energia solar é alternativa para captação de água no campo

A região sudeste do Brasil enfrenta atualmente um dos períodos de mais intensa escassez de água da história. Apesar de as chuvas terem voltado, continuam insuficientes para o abastecimento tanto dos reservatórios quanto para o uso doméstico e irrigação. Para reverter essa situação e não comprometer a vida social e econômica dos cidadãos nem dos produtores rurais da região, a solução pode estar na energia solar.

Uma boa e eficaz alternativa para a escassez de água das chuvas, é a utilização dos lençóis freáticos principalmente para a agricultura, um dos setores que mais consome água no mundo. A nova técnica consiste na utilização de bombas de irrigação submersas movidas a energia solar, que trazem à superfície a quantidade de água necessária para o uso do agricultor rural.

Além de sustentável, a técnica garante o fornecimento de água com constância e impede a escassez do recurso durante todos os períodos e estações do ano. Os equipamentos podem ser instalados em poços ou cisternas, são de fácil instalação e sua durabilidade é tão grande quanto a promessa de garantir água “eternamente”.

O produto já está em alta e pode ser encontrado no mercado facilmente, pois possui uma estrutura simples e componentes que são comuns a qualquer loja especializada em produtos rurais ou de jardinagem. A técnica não precisa ser exclusiva de ambientes rurais, podendo também ser instalada em zonas urbanas – em casas, reservatórios, bebedouros e tanques de água, por exemplo.

É preciso, no entanto, atentar-se às exigências do produto. Como trata-se de uma tecnologia movida à fotossensibilidade, é imprescindível que as placas de captação da energia solar sejam alocadas em lugares que tenham alta exposição aos raios do sol. Além disso, é necessário que o local comprovadamente tenha um lençol freático para a extração da água que será utilizada, além do aval do órgão público competente para o uso da tecnologia.

Esses tipos de sistemas de irrigação, principalmente os que funcionam com energias renováveis e através de técnicas sustentáveis, têm sido mais utilizados ao redor do mundo. Em regiões de climas áridos e semi-áridos, como no Nordeste brasileiro e em alguns pontos do Centro-Oeste, a energia solar e a utilização de bombas de irrigação tornou-se mais comum, já que a alta incidência de raios solares ocorre em quase todo o ano e os lençóis freáticos são bem recorrentes.

O painel solar é encontrado em diversos tipos de lojas e pode ser comprado para as mais diversas ocasiões, estando disponível em centenas de modelos e em diferentes faixas de preços. As bombas movidas a energia solar também podem ser encontradas nos mais diversos aspectos. Pesquise o melhor preço e modelo para você e não fique sem essa nova tecnologia que só está trazendo benefícios para quem a adquire.        

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar

Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese Afrikaans Albanian Arabic Armenian Azerbaijani Basque Belarusian Bengali Bosnian Bulgarian Catalan Chinese (Simplified) Chinese (Traditional) Croatian Czech Danish Dutch English Estonian Filipino Finnish French Galician Georgian German Greek Haitian Creole Hebrew Hindi Hungarian Icelandic Indonesian Irish Italian Japanese Khmer Korean Lao Latvian Lithuanian Macedonian Malay Maltese Mongolian Nepali Norwegian Persian Polish Romanian Russian Serbian Slovak Slovenian Somali Spanish Swahili Swedish Thai Turkish Ukrainian Urdu Vietnamese Welsh Yiddish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.