Brasil, 25 de Setembro de 2016

Espírito Santo: Produtores recebem orientações sobre PAA

Para acompanhar o desenvolvimento das propostas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que se encontram em andamento no Espírito Santo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inicia, nesta segunda-feira (27), um trabalho de supervisão orientativa do programa no estado capixaba. A atividade busca avaliar o planejamento e o cumprimento das obrigações dos produtores e associações executoras dos projetos.

O PAA é um instrumento de desenvolvimento da agricultura familiar com a finalidade de atender a demanda de alimentos de populações em condição de insegurança alimentar. Para garantir que os alimentos cheguem até a mesa dessas famílias, a Conab compra a produção proveniente da agricultura familiar e distribui para pessoas atendidas pelas redes socioassistenciais, de ensino, saúde e também por equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional como bancos de alimentos e restaurantes populares. Dessa forma os agricultores conseguem acessar novas oportunidades de negócio e geração de emprego e renda para escoarem os seus produtos no mercado.

Até o dia 1º de julho serão supervisionados 12 associações dos municípios de Conceição da Barra, Mantenópolis, Pedro Canário e São Mateus. O trabalho envolve a observação da produção e estocagem dos produtos e suas condições higiênico-sanitárias; avaliação das condições de armazenamento, conservação e utilização dos produtos na unidade recebedora; o conhecimento da logística adotada; a organização da oferta dos alimentos da organização fornecedora; a orientação das organizações dos beneficiários fornecedores sobre os normativos em vigor (PAA); a discussão sobre os procedimentos de entregas dos produtos e a compatibilidade entre a oferta e o consumo.

Seguir

SEGS NO SEU IDIOMA::