Brasil, 29 de Setembro de 2016

Editora Mackenzie lança livro com retrato histórico da Casa Godinho

• Escrito por  Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Publicado em Demais

A Casa Godinho, tradicional empório fundado em 1888 na cidade de São Paulo, tem sua história retratada na obra de Silvia Soler Bianchi, Casa Godinho: um lugar de memória na cidade de São Paulo, publicada pela Editora Mackenzie. O livro será lançado no sábado, 2 de julho, às 11h, na Casa Godinho (Rua Líbero Badaró, 340, Centro).

Oficialmente registrada como o primeiro bem imaterial da cidade pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo, a Casa Godinho mantém as mesmas características do período em que foi inaugurada. Suas paredes estão repletas de significados que contribuem para desvendar novos fatos e permitem elaborar registros, salvando-os do esquecimento. Ao realizar esse resgate histórico, Bianchi busca compreender as relações sociais existentes na época e, desse modo, manter vivas a cultura e a memória do paulistano.

Para além da apresentação de um importante levantamento histórico, fotos de época, depoimentos da família Godinho e dos atuais donos da mercearia, este livro conduz o leitor a uma viagem no tempo, revelando fatos e curiosidades que moldaram a cidade de São Paulo que conhecemos hoje.

Sobre a autora

Silvia Soler Bianchi é doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); mestre interdisciplinar em Educação, Comunicação e Administração, psicopedagoga e graduada em Pedagogia e História. É membro titular do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo (IHGSP) e envolve-se com pesquisas em História Cultural, voltadas aos temas que tratam dos Lugares de Memória e da importância desses locais na formação da identidade cultural dos indivíduos, bem como Bens Imateriais, História do Cotidiano e Memórias Individuais e Coletivas. É professora universitária e dedica-se à coordenação dos cursos de Pedagogia, História e Letras. Com formação interdisciplinar, trabalha com projetos em que a troca de conhecimento e experiência entre as diversas áreas proporciona a construção de novos olhares e novas percepções de vida e de mundo.

Sobre a Editora
Especializada na publicação de livros acadêmicos e técnico-científicos, a Editora Mackenzie, com mais de 16 anos de mercado, publicou mais de 200 títulos de alguns dos mais renomados pesquisadores do país, nas áreas de Administração, Educação, Engenharia, Filosofia, Letras e Linguística, Psicologia, Teologia, entre outras, contribuindo para o desenvolvimento da educação brasileira.
Livro:
Título: Casa Godinho: um lugar de memória na cidade de São Paulo
Autora: Silvia Soler Bianchi
ISBN: 978-85-8293-303-9
Edição: 1ª
Páginas: 168 (16 x 23 cm)
Ano: 2015
Preço: R$ 50,00