Brasil, 25 de Setembro de 2016

Aditivos trazem economia de água durante a construção

Com o uso de produtos químicos no concreto, consegue-se reduzir cerca de 30 litros de água por metro cúbico durante uma obra civil

Estamos vivendo num período de falta de água e escassez de recursos naturais. Por isso, é preciso fazer uso de toda e qualquer tecnologia que possa ajudar a reverter ou minimizar esta situação. E o desperdício de água pode vir de lugares dos quais sequer imaginamos, muito além do banho ou de uma torneira aberta.

A cidade de São Paulo, por exemplo, desperdiça uma média de 19% da água tratada, tendo como principal causa a deterioração da tubulação. Outro agente responsável pela utilização de um enorme volume de água é a construção civil. De acordo com o CBCS – Comitê Brasileiro de Construção Sustentável, este é um dos setores que mais consome água potável. No caso das áreas urbanizadas, absorve cerca de 50% dos recursos hídricos fornecidos para a região.

Para gastar menos água durante uma obra, o ideal é aproveitar aditivos especiais que são aplicados ao concreto. Estes produtos foram desenvolvidos com o objetivo de criar uma peça perfeita, com melhor trabalhabilidade e utilizando menos água. Por exemplo, quando consideramos apenas um metro cúbico de concreto, notamos que são necessários a utilização de 210 litros de água. Com a aplicação dos aditivos, este número cai para 180 litros, para a mesma quantidade de concreto.

Se multiplicarmos esse número pela enorme quantidade de empreendimentos que começam todos os dias nesta metrópole, você perceberá quantos milhões de litros de água são economizados. Outro benefício dos aditivos é a contribuição em relação ao meio ambiente, já que se utilizam menos recursos hídricos e naturais, como calcário e argila, além da dimuição de emissão de CO².

Portanto, economizar água durante obras civis é uma realidade palpável e viável!

Shingiro Tokudome, engenheiro civil e gerente da MC-Bauchemie no Brasil, está disponível para entrevistas sobre o tema.

Perfil do executivo

*Shingiro Tokudome – Gerente de Divisão da MC-Bauchemie no Brasil

O Shingiro Tokudome é formado em Engenharia Civil pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e Pós-Graduado em Tecnologia do Concreto, no Japão, pelo BRI (Building Research Institute). É, também, Mestre em Materiais de Construção com ênfase em Tecnologia do Concreto Auto Adensável pela Unicamp (Universidade de Campinas) e possui MBA em Gestão Estrátégica Empresarial pelo BSP (Business School de São Paulo). Trabalha há 12 anos na MC Bauchemie desenvolvendo soluções químicas para o concreto.

Sobre a MC

A MC-Bauchemie, grupo multinacional alemão privado com mais de 50 anos de atuação, é uma das maiores e mais conceituadas empresas de químicos para construção. Atualmente, está presente em cerca 40 países e conta com mais de 20 fábricas e centros de distribuição. O grupo vem estabelecendo novos padrões tecnológicos no mercado da construção e possui uma extensa linha de produtos direcionados a tecnologia do concreto, proteção, impermeabilização e restauração de estruturas. O lema “construir é cuidar” faz parte do DNA da empresa. Por isso, a MC investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento, treinamento de seus funcionários e no atendimento de seus clientes. Hoje, mais de 2 mil pessoas trabalham com o compromisso de colocar esse pensamento em prática. No Brasil desde 2001, a MC-Bauchemie possui três fábricas localizadas estrategicamente nas regiões sudeste e nordeste. Além das soluções MC, conta também com sistemas para impermeabilização e proteção de estruturas da Xypex Chemical Corporation, conceituada empresa canadense.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish