Brasil, 24 de Setembro de 2016

GasBrasiliano apresenta solução de usina híbrida aos associados da Cogen em São Paulo

• Escrito por  Outras Palavras Comunicação Empresarial
  • Publicado em Demais

Gás natural propicia aumento da eficiência global na cogeração de usinas de açúcar e etanol

A GasBrasilianoapresentou, no dia 9 de junho, para os associados da COGEN (Associação da Indústria de Cogeração de Energia), a solução de usina híbrida desenvolvida pela Companhia, por meio de parceiros tecnológicos como o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e a WTERT Brasil, empresa especializada na geração de energia com resíduos sólidos. O projeto visa maximizar o retorno financeiro das usinas de açúcar e etanol por meio da inserção do gás natural no ciclo de vapor da biomassa.

De acordo com o presidente da GasBrasiliano, Walter Fernando Piazza Júnior, quando o gás natural é inserido no ciclo de vapor da biomassa aumenta a eficiência do processo. “A energia do gás natural aumenta a temperatura do vapor produzido pela biomassa e, consequentemente, sua capacidade de produzir energia mecânica na turbina à vapor. Esse ganho pode ser obtido com o uso do gás natural em configurações de superaquecimento do vapor externo à caldeira de biomassa ou em ciclo de reaquecimento, utilizando-se dos gases de exaustão de turbinas à gás natural”, explica o Presidente.

Nesse contexto de integração de biomassa e gás natural, a eficiência aparente do gás atinge valores entre 85 % a 140% - razão entre a quantidade de energia adicional gerada e a quantidade de gás natural aplicado, garantindo a competitividade do gás natural na aplicação. Um dos pontos mais relevantes da solução apresentada é que a quantidade de gás natural inserida é pequena, porém a eficiência global das usinas pode ser aumentada significativamente. “A planta continua com sua característica de combustível renovável e o gás natural apresenta-se como um bônus, valorizando e maximizando a energia da biomassa”, enfatiza Piazza.

Foram apresentados estudos de casos em usinas parceiras, comparando o retorno financeiro da solução convencional (sem gás natural) e solução híbrida (com gás natural) com a quantidade de bagaço fixa. “Os resultados são muito atraentes. Buscamos demonstrar, por meio das ferramentas de análise técnica e financeira desenvolvidas, que a introdução do gás natural em usinas existentes, ou novas, garante retorno financeiro acelerado ao empreendimento”, conclui o executivo.

Seguir

SEGS NO SEU IDIOMA::