Brasil, 26 de Setembro de 2016

Grupo Basequímica participa de simulação de acidente com soda cáustica líquida

• Escrito por  Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
  • Publicado em Demais

Ação aconteceu nesta quarta-feira (22/6), às 10 horas, na rodovia Cândido Portinari (SP-334), em Ribeirão Preto (SP)

O Grupo Basequímica participou na manhã desta quarta-feira (22/6), no quilômetro 323 da rodovia Cândido Portinari (SP-334), Pista Norte (sentido Brodowski), em Ribeirão Preto (SP), de uma simulação de acidente com produto químico. A ação foi desenvolvida em parceria com a concessionária Autovias (Arteris), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo, DER (Departamento de Estradas de Rodagem), e Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

A encenação mostrou a colisão de um caminhão-tanque carregado com soda cáustica líquida (representada por água) contra a defensa metálica da pista. O incidente causou dano na válvula de segurança do veículo que vazou pelo asfalto. A situação aconteceu entre a terceira faixa da pista e o acostamento.

O objetivo da atividade é treinar todas as equipes envolvidas, atualizando competências e qualificando os profissionais em questões como agilidade e assertividade na tomada de decisões em situações de grande estresse físico e emocional.

Durante a ocorrência o motorista e colaborador do Grupo Basequímica, José Carlos Scarin, colocou em prática a capacitação que recebe constantemente na empresa, seguindo o protocolo utilizado em situações de emergência. “Integrar este tipo de simulação é sempre muito importante para nós caminhoneiros. É uma preparação que pode nos ajudar em momentos de urgência”, comenta.

Em poucos minutos equipes da concessionária Autovias (Arteris), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária e Cetesb chegaram ao local e interditaram parte da pista, mostrando também as medidas preventivas quando houver uma possível contaminação.

Segundo o gerente de logística da Basequímica, Gladstone Propheti, fazer parte de simulados é essencial para o treinamento dos colaboradores e contribui com os órgãos de emergência. “Apesar de trabalharmos com a prevenção, se acontecer alguma ocorrência o nosso motorista vai estar habilitado para lidar com essas ocasiões. As orientações dos órgãos integrantes também agregam ao nosso dia a dia. Todos os protocolos foram realizados com sucesso”, explica.

Sobre o Grupo Basequímica

O Grupo Basequímica conta com um complexo de quase 50 mil metros quadrados e cerca de 300 colaboradores. Hoje o Grupo mantém três empresas dentro da sua estrutura corporativa, sendo a Basequímica a matriz do grupo contando com uma linha de 300 itens variados de produtos químicos. A BioBase Alimentação Animal, uma das coligadas do grupo, tem como foco um produto que ofereça uma alimentação equilibrada para os animais. Sua linha contém núcleos e premix (suplementos animais), mini-pellet para aves, suínos, equinos, ovinos, coelhos, rações pet premium (Auk e Miauk), para cães e gatos, rações para piscicultura, bovinos de corte e de leite, além de produtos especiais para animais que são usados em pesquisas científicas.
Para saber mais acesse www.basequimica.com

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish