Brasil, 1 de Outubro de 2016

Case de sucesso no triathlon brasileiro, empresário paulista comemora 25 anos à frente de prova internacional

• Escrito por  SantosPress Comunicação Integrada
  • Publicado em Demais

Organizador do Triathlon Internacional de Santos, Núbio de Almeida festeja as “bodas de prata” da importante competição

Era o ano de 1988, quando o empresário paulista Núbio de Almeida decidiu fazer uma viagem para a Europa, a fim de procurar um novo ramo de atuação profissional. E foi justamente no esporte que viu a oportunidade de atingir seu maior objetivo: fazer algo de valor para a sociedade. Isso aconteceu em Nice, na França, quando conheceu o triathlon, nascendo daí o desejo de trazer a competição para o solo brasileiro, surgindo, com isso, a empresa NA Sports.

Foram cerca de dois anos para o projeto vir à realidade com a primeira competição oficial. Em 1990, o empresário organizou o Circuito Santista de Triathlon, na cidade de Santos e, no mesmo ano, fundou a marca Troféu Brasil de Triathlon, que se tornaria uma das mais renomadas provas da modalidade no país. "Após 20 anos de atuação na área de transportes coletivos resolvi montar uma empresa voltada ao esporte, ao conhecer o Triathlon. Em 1991, idealizamos o Triathlon Internacional de Santos, para iniciar em 92, dia 26 de janeiro, aniversário da cidade", conta Núbio de Almeida.

Foi com o apoio dos amigos, da família, do poder público e privado que o empresário conseguiu tirar o sonho do papel e iniciar o Triathlon Internacional de Santos, competição que acontece anualmente há 25 anos, atraindo atletas da modalidade de todo o mundo. "Meu maior sonho sempre foi fazer algo importante para a sociedade e com o triathlon eu consigo fazer isso", comenta de Almeida.

Núbio de Almeida - Foto: João Pires/Divulgação

Bodas de prata - Para comemorar os 25 anos da prova, serão homenageados algumas pessoas, empresas e instituições que tiveram papel importante para a fundação do evento (entre 1991 e 1992). A prova acontece dia 21 de fevereiro (domingo) e terá a participação de centenas de atletas de todo o Brasil e do exterior, nas categorias profissional e amador, com largada às 7h30 e 7h50, respectivamente, na praia do Boqueirão, em Santos (SP).

A infraestrutura do evento é grande, como acontece desde a primeira edição. São 1.100 pessoas divididos entre staff, segurança, pessoal de saúde e fiscais de trânsito. Na parte de hidratação serão cerca de 30 mil copos de água e 2.000 litros de Gatorade, sem falar de frutas entregues após a prova.

Ao final da competição, os vencedores do masculino e do feminino recebem um troféu comemorativo com tema da cidade de Santos. Todos os competidores que completam o percurso ganham uma medalha e uma camiseta com desenho especial (finisher).

Entre os amadores há inscrição para diversas categorias como: militar, amputado com prótese, amputado sem prótese, deficiente visual, cadeirante, biamputado, amputado membro superior.

Durante a prova, os triatletas percorrerão 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida por ruas e avenidas de Santos e um trecho da Via Anchieta (até o trevo da Piaçaguera/Guarujá). Antes disso, no sábado (20), acontece a entrega dos Kits, das 13h às 19h, bem como o Congresso Técnico para profissionais, às 15h, e para amadores, às 17h, no Colégio São José, na Avenida Ana Costa, 373, Santos (SP).

A numeração dos competidores e o check-in das bicicletas serão feitos no dia da prova, das 6h15 às 7h15, na Avenida Conselheiro Nébias, na Praia do Boqueirão. A premiação oficial está prevista para às 12h, no mesmo local.

"Apesar das dificuldades que o país atravessa, temos tido uma boa resposta dos atletas. Com o apoio do Poder Público que recebemos na cidade de Santos, a Ecovias e a Dersa, estamos com a melhor expectativa possível para a competição. Vamos trabalhar para que se concretize", comenta o organizador do evento e diretor da NA Sports, Núbio de Almeida.

Galeria dos campeões - Entre a galeria dos campeões da prova já passaram nomes como Scott Molina (USA), Oscar Galindez (ARG), Carol Montgomery (CAN), Michele Jones (AUS), Carla Moreno (BRA), Reinaldo Colucchi (BRA) e os campeões da última edição Marcus Fernandes (BRA) e Luisa Baptista Duarte (BRA).

Fernandes é bicampeão consecutivo na prova e fechou a competição com 01:41:41.710. No último ano Luisa quebrou a invencibilidade de Carla Moreno e finalizou a competição com o tempo de 01:57:37:850.

Confira a galeria:

2015 - Marcus Fernandes (BRA) e Luisa de Baptista Duarte (BRA)

2014 - Marcus Fernandes (BRA) e Carla Moreno (BRA)

2013 - Reinaldo Colucci (BRA) e Carla Moreno (BRA)

2012 - Reinaldo Colucci (BRA) e Carla Moreno (BRA)

2011 - Reinaldo Colucci (BRA) e Carla Moreno (BRA)

2010 - Reinaldo Colucci (BRA) e Nina Kraft (EUA)

2009 - Reinaldo Colucci (BRA) e Carla Moreno (BRA)

2008 - Paulo Henrique Miyashiro de Abreu (BRA) e Carla Moreno (BRA)

2007 - Paulo Henrique Miyashiro de Abreu (BRA) e Nina Kraft (ALE)

2006 - Oscar Galindez (ARG) e Carla Moreno (BRA)

2005 - Victor Plata (USA) e Carla Moreno (BRA)

2004 - Victor Plata (USA) e Gisele Bertucci (BRA)

2003 - Oscar Galindez (ARG) e Sandra Soldan (BRA)

2002 - Doug Friman (USA) e Carol Montgomery (CAN)

2001 - Oscar Galindez (ARG) e Michelle Jones (AUS)

2000 - Oscar Galindez (ARG) Suzane Nielsen (DIN)

1999 - Greg Welch (AUS) e Michelle Jones (AUS)

1998 - Oscar Galindez (ARG) e Michelle Jones (AUS)

1997 - Olivier Marceau (FRA) e Michelle Jones (AUS)

1996 - Leandro Macedo (BRA) e Michelle Jones (AUS)

1995 - Ken Glah (USA) e Carol Montgomery (CAN)

1994 - Oscar Galindez (ARG) e Carol Montgomery (CAN)

1993 - Oscar Galindez (ARG) e Melissa Mantak (USA)

1992 - Scott Molina (USA) e Sylvian Puntous (CAN)

Inscrições abertas - As inscrições online para o 25º Triathlon Internacional de Santos continuam abertas até o dia 14 de fevereiro pelo site www.internacionaldesantos.com.br. Os atletas ainda poderão se inscrever, excepcionalmente, na véspera da prova, no dia 20 de fevereiro.

O 25º Triathlon Internacional de Santos é uma realização da NA Sports, com o patrocínio de Gatorade e Santaconstância; Apoio de Porto Seguro Cartões, Sistema A Tribuna de Comunicação, Museu Pelé, Ecovias, Montevégine, Convention e Visitors Bureau, Fastswim e Wine.com; Colaboração: Sabesp, Câmara Municipal de Santos, Secretaria Municipal de Esportes de Santos (SEMES), Governo do Estado de São Paulo, Ativo.com, Policia Militar Rodoviária, Policia Militar/6ºBPMI, 17º Grupamento de Bombeiros Marítimos, Guarda Municipal de Santos, Dersa, Artesp, Revista TriSport/3 Zone, Funf Sport e SantosPress Comunicação; Realização: Associação Brasileira de Triathlon; Oferecimento: Prefeitura de Santos.

Sobre a NA Sports – A NA Sports é uma empresa relacionada ao esporte, em especial ao Triathlon. Fundada em 1990 pelo empresário Núbio de Almeida, realizou no mesmo ano, o Circuito Santista de Triathlon. Já em 1991, a NA Sports introduziu aquele que viria a se tornar o maior evento da modalidade no país: o Troféu Brasil de Triathlon.

No ano seguinte, um novo desafio: a realização do Triathlon Internacional de Santos. Atualmente, a empresa organiza as duas principais competições da modalidade, visando o crescimento do esporte no Brasil.

Credenciamento - O Triathlon Internacional de Santos convida a imprensa para efetuar o credenciamento através do e-mail .

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish