Brasil, 29 de Setembro de 2016

Catarina Mina apresenta novo projeto: #FEITA A MANAS

• Escrito por  Agência Lema – Assessoria Vert
  • Publicado em Demais

A marca cearense Catarina Mina, desenvolve mais um projeto com o objetivo de unir cultura e arte. A marca decidiu se rodear de artistas da sua rede de afeto, que produzem linguagem visual contemporânea de várias naturezas. Apostam num trabalho autoral, como o que é próprio da marca e dialogam do crochê com outras linguagens manuais.

No DNA da marca Catarina Mina, fundada há 14 anos no Ceará, existe uma luta permanente: justiça na cadeia de trabalho. Com base nisso, e um foco principal nas linguagens e expressões manuais do nordeste do Brasil, a marca investe continuamente em esforços que beneficiem do criador ao distribuidor, do artesão ao designer, do controle de qualidade ao suporte de loja virtual. A ideia é investir nas muitas mãos que fazem a marca, mesmo que para isso, e para se manter forte e em crescimento num mercado de moda ainda confuso no que diz respeito ao fairtrade, tenha que abrir seus custos, estratégia adotada no começo de 2015. "A ideia principal da abertura de custos era também justificar preço, e ser trasparente com o consumidor. Assim nós poderíamos dizer de forma numérica, e não há como ser mais clara que isso, com quem fica cada centavo da aposta e acreditação que é o processo de compra. Assim temos muito mais que consumidores, porque juntos, todos, abraçamos uma grande causa", afirma Celina Hissa, founder da marca. "Essa virada foi fundamental inclusive como estratégia de divulgação. Se nossa causa é real, e tão presente no nosso DNA, por que não dizer de forma clara?".

Em 2015, ano da abertura de custos, a marca alçou caminhos internacionais (hoje está à venda em 4 países) e deu um passo à frente na distribuição para lojas multimarcas de todo o País. Negócios varejistas de moda que também queria apostar não só no movimento "feito à mão" porque era tendência, mas sim num gesto permanente de cuidado com o que vende, já que o consumidor está cada vez mais atento ao que compra. Na mesma mão caminhou a loja virtual: cresceu 70% no ano de 2015, distribuindo acessórios para todos os estados do Brasil, com uma campanha permanente de frete grátis.

Agora a Catarina Mina inaugura a ideia de se acompanhar e se rodear de artistas que produzem linguagem visual contemporânea de várias naturezas: intervenções urbanas, fotografia, ilustração, desenho, vídeo arte e até culinária. Aposta num trabalho autoral, como o que é próprio da marca, e vem ressaltar a importância do investimento na cultura em um ano tão difícil para o segmento.

Quem estreia a série é Marina Esmeraldo, artista cearense de 31 anos, que produziu um glossário visual dos shapes clássicos da marca. A campanha conta com imagens virtuais e se traduzirá em uma coleção de postais impressos.

Sobre a Marina Esmeraldo:

Marina Esmeraldo é ilustradora e diretora de arte cearense, morando e trabalhando entre Barcelona e Londres. Criando imagens coloridas para marcas, publicações, música e moda, é influenciada pela sua infância tropical no Brasil e sua formação prévia em arquitetura. Suas ilustrações vibrantes atraem um leque de clientes internacionais como Sony, Perrier, Refinery29 e WeTransfer, além de clientes locais como a Catarina Mina, IT MAG e Josephine. Marina também é co-fundadora e diretora de arte da revista ilustrada In Shades Magazine.

Hashtags
#feitoamanas