Brasil, 30 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cerca de 5.447 famílias são beneficiadas em ações de eficiência energética

RGE - Rio Grande Energia e Luz e a empresa mineira Datte, concretizam pesquisas sobre programas de eficiência energética que beneficiou mais de 20 mil pessoas moradoras de comunidades carentes

A Rio Grande Energia (RGE), do grupo CFFL – Companhia Paulista de Força e Luz, consolidou projeto social com comunidades de baixa renda, visitando comunidades carentes na sua área de concessão. A ação, que faz parte do Projeto Agentes Comunitários, promove visitas para a conscientização do consumo de energia, instalação de equipamentos, cadastramento de clientes na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e levantamento sobre o grau de satisfação do cliente beneficiados pelos programas da concessionária, as ações são desenvolvidas pela Datte, empresa belorizontina de tecnologias avançadas em gestão com expertise em eficiência energética.

Segundo Odair Deters, coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, o chuveiro elétrico é o responsável, em média, por 35% da conta de energia. “A alternativa para economizar sob este aspecto é a instalação de recuperadores de calor de banho, chamados de chuveiros econômicos. De funcionamento simples, eles reaproveitam a energia térmica gerando uma economia estimada de até 50% em horário de pico (entre 19h e 20h). A concessionária realizou a instalação em 1325 casas do município de Santo Ângelo, aproximadamente 70% dos clientes cadastrados no programa Tarifa Social”.

Dentre as famílias beneficiadas com a instalação dos chuveiros, destaca-se o caso da estudante de 16 anos, Karoline Moura, moradora da cidade de Santo Ângelo, que, aos dois anos de idade, foi diagnosticada com Atrofia Óssea e, em 2011, com Fribomialgia de Alto Grau, doença que causa fortes dores quando a pessoa sente frio nos pés.

De acordo com sua mãe, Morgana Moura, ela nunca havia encontrado um meio eficaz de manter os pés da filha aquecidos no inverno durante o banho, fazendo com que a menina sentisse muita dor. “Após a instalação do recuperador de calor, minha filha me disse que este foi o melhor tratamento que já havia recebido, mesmo sem saber que se tratava de um programa de eficiência energética. A plataforma do equipamento ajuda a manter o aquecimento dos pés”.

“Se a instalação do equipamento trouxe benefícios para mim durante o verão, no inverno então, foi muito melhor. O banho era um momento muito difícil para mim, pois como a água não era tão quente e não existia uma plataforma, meu corpo e, principalmente, meus pés ficavam gelados, me fazendo sentir fortes dores, especialmente no quadril. Cheguei a comentar com algumas pessoas que também ganharam este chuveiro, mas nenhuma delas entendeu a dimensão do bem que ele fez para nós. Sou eternamente agradecida”, diz Karoline.

A cidade de Taquara foi uma das que recebeu sistemas de captação de energia solar para o aquecimento de água do banho. Os clientes enquadrados como Tarifa Social e adimplentes serão procurados para a análise das condições técnicas para receber os equipamentos. “Com estes aparelhos, o calor gerado pela energia solar reduz a necessidade de utilização de energia elétrica para aquecimento da água do banho, já que vem pré-aquecida. As famílias beneficiadas pelo Programa de Eficiência Energética ainda participam de uma pesquisa social e receberão material educativo sobre o uso correto dos novos coletores solares”, conta Célio Ayres, gerente de projetos da Datte.

Em quatro pesquisas de satisfação de consumidores beneficiados por programas de eficiência energética já finalizados, o índice de satisfação dos mesmos em relação aos serviços disponibilizados chegou a cerca de 99%, com quase 80% dos clientes percebendo diminuição dos valores nas contas de luz. “Nossa ação, além de gerar faturas de menor valor às famílias, contribuindo para a redução dos níveis de inadimplência, tem caráter educacional, com dicas de consumo de energia e segurança através dos técnicos que visitam as comunidades”, finaliza Odair Deters.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish