Brasil, 30 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

5 dicas para maximizar o espaço de uma cozinha pequena

5 dicas para maximizar o espaço de uma cozinha pequena

As limitações de espaço estão presentes nos mais diversos lares. Principalmente no caso dos apartamentos, conseguir um ambiente funcional e que inclua tudo sem apertos é difícil, mas não impossível. A cozinha é a parte que mais sofre com esses problemas – em especial nos projetos mais recentes, que sugerem imóveis mais compactos e funcionais. Por isso, vale a pena recorrer ao design de interiores para garantir o máximo aproveitamento do espaço. Com dicas simples e criatividade, é possível trazer muito conforto para um pequeno espaço e fazer da sua cozinha pequena um espaço de convívio no lar. Confira cinco delas:

Cooktop

Ao invés de ter o espaço todo ocupado por um fogão, vale a pena apostar em um elemento moderno e com visual incrível. O cooktop está presente nos projetos mais refinados e nas cozinhas mais tecnológicas. Ele é acoplado a uma bancada e elimina o espaço gasto com os fogões maiores, justamente porque dispensa toda a estrutura e o forno. Este, por sua vez, pode ser comprado separadamente e posicionado de maneira mais estratégica em um ponto mais alto e acessível da cozinha. Além disso, o cooktop é também mais prático e ajuda muito na limpeza, justamente porque ele já está fixo na bancada. Fica muito mais fácil eliminar a sujeira direto na pia, sem qualquer preocupação.

Cozinha americana

Uma ideia excelente, que consegue interligar esse ambiente com a sala de jantar ou de estar. As famosas cozinhas americanas são, na verdade, cozinhas abertas e separadas dos outros cômodos apenas por um balcão. Nele, é possível realizar refeições ou interagir com os convidados. A presença fica mais próxima e a pessoa que está encarregada do preparo não fica tão isolada no ambiente da cozinha. A noção de amplitude também aumenta, já que não há a limitação da parede. Sem contar a praticidade, pois garante mais um espaço para incluir uma bancada de trabalho, espaço para posicionar diferentes itens e até mesmo armários na parte inferior da bancada.

Luz

Investir na iluminação pode parecer supérfluo, mas na verdade é uma grande sacada no design de interiores e no próprio uso da cozinha. Ao incluir pontos de luz estratégicos, como lâmpadas que ficam sob os armários de parede, você garante também mais espaço e praticidade na hora de preparar os alimentos. A cozinha se torna também um ambiente mais agradável, tanto para quem cozinha quanto para quem acompanha o processo. As luzes também são excelentes para ter a dimensão real do cômodo, iluminando todas as áreas e aproveitando até mesmo os pequenos cantinhos.

Projeto

Também vale a pena investir em um projeto de marcenaria. Os chamados móveis planejados podem ser a solução de espaço perfeita para a sua cozinha. Eles são pensados justamente tendo em vista o espaço disponível e buscando soluções práticas para as limitações que você possa encontrar. Como, por exemplo, cozinhas mais estreitas, ou ainda cozinhas que tenham um espaço subaproveitado. Um pouco de organização e os móveis certos conseguem garantir que todos os itens sejam abrigados e que não falte espaço para pratos, talheres e diferentes eletrodomésticos.

Funcionalidade

A funcionalidade deve vir sempre em primeiro lugar. A escolha de cada item deve ser pensada na economia de espaço e recursos. Um exemplo clássico são as mesas dobráveis, que são práticas e têm um visual incrível. Quando não estão sendo usadas, elas podem ser fechadas e livram o espaço de passagem. Invista também em eletrodomésticos mais compactos e que possuam diferentes funções em um só aparelho. É o caso da geladeira com freezer e dos fornos de micro-ondas modernos. Uma excelente dica de design é aproveitar o pé direito e instalar prateleiras ou prendedores fixados no teto, perfeitos para manter penduradas as panelas e outros apetrechos de cozinha. 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish