Brasil, 30 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Curso de formação para multiplicadores em energia renovável

Energia eólica e solar, produção de biogás e participação no programa de biodiesel são os temas debatidos no curso de formação de multiplicadores em energia renovável na agricultura familiar promovido pela Embrapa Agroenergia, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal e Emater/DF. O objetivo é capacitar os técnicos da Emater para orientar os agricultores familiares quanto a utilização das diversas fontes de energia renovável.

As energias renováveis são uma nova forma de produzir energia sem prejudicar o meio ambiente. Com a energia solar, podemos gerar energia para residências a partir das placas foto voltaicas instaladas nos telhados das residências. Ao todo temos seis tipos de energia renováveis dentre elas: Solar, eólica, energia hidráulica, maremotriz, biomassa e energia geotérmica.

Na parte da manhã o foco foi a energia a partir da biomassa, como o biodiesel e o biogás. Em relação ao biogás uma das dúvidas dos participantes foi o tamanho do biodigestor e o seu custo. Segundo a pesquisadora da Embrapa Agroenergia Sílvia Belém, identificar em cada propriedade qual a melhor energia renovável a ser utilizada. “O projeto de Cristalina/GO consiste nisso, visitamos vários projetos de assentamentos e serão colocados energia solar e biogás”.

A tarde começou com Marco Pavarino da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal. Ele explicou como a agricultura familiar participa do programa Nacional de Produção e uso do biodiesel por meio do Selo Combustível Social. Logo após, foi montado o experimento de energia eólica e solar com irrigação do plantio de cana-de-açúcar na Embrapa Agroenergia.

O evento começou às 8h30 e vai até as 17h30 de hoje (21). Para aqueles que desejam participar ainda dá tempo de vir para a segunda parte do curso.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.