Brasil, 25 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Gerente Geral da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias (AFEAL) fala sobre o mercado e as expectativas para FESQUA 2016

  • Escrito por  RM Press | Comunicação Estratégica
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Fernando Rosa, gerente geral da AFEAL - Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio fala sobre o panorama do mercado e as expectativas para a 11ª edição da FESQUA | Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes que será realizada de 21 a 24 de setembro de 2016, no São Paulo Expo, em São Paulo. Para o executivo, o momento é de “olhar para dentro da empresa” e planejar estrategicamente o negócio de modo a estar preparado para a retomada dos negócios.

1. Como está hoje o mercado da construção civil? E em relação ao setor de esquadrias de alumínio?

A crise econômico-política e o clima de incertezas têm afetado todos os setores produtivos e de serviços no Brasil. A construção civil não ficou imune, a redução de lançamentos e “estoques” altos compromete o crescimento do setor. O SindusCon estima que o PIB da Construção recue 5% neste ano.

De acordo com a Neoway Creactive, empresa parceira da AFEAL, que realiza estudos customizados para nossa entidade, a crise econômica do Brasil deve postergar a recuperação do mercado imobiliário até, pelo menos, meados de 2017, devido a disponibilidade mais rigorosa de financiamento, um grande volume de cancelamentos de vendas e os atrasos na conversão de recebíveis em caixa.

2. Quais são os principais desafios e tendências deste mercado?

As incorporadoras serão mais criteriosas em relação a novos lançamentos, priorizando imóveis mais econômicos e nichos específicos de mercado, mas não afetando os requisitos básicos de desempenho.

Os fabricantes de esquadrias deverão estar atentos a estas tendências. É o momento de “olhar para dentro da empresa”, melhorando processos, mantendo mão de obra qualificada, preparando suas empresas para atender as exigências técnicas e controlando custos.

3. Em sua análise, quais as perspectivas para o setor?

A demanda permanecerá reprimida até o retorno da confiança do consumidor e da menor restrição de crédito. Com poucos lançamentos e o crescente déficit habitacional, especialistas consideram também que haja um possível gargalo futuro no mercado. Entendo que as empresas do nosso setor deverão planejar estrategicamente seu negócio de modo a estarem preparadas para a retomada dos negócios.

4. Números e perspectivas do setor.

Acompanhando o setor, os tipos residenciais devem apresentar retração em 2016 na evolução da metragem quadrada: edifícios residenciais com 1,2% de queda e casas/condomínios -2,5%. O percentual de participação dos tipos residenciais se mantém estáveis desde 2014.

Para as obras de edifícios comerciais, que detém cerca de 45% da representatividade em 2016, há expectativa de queda de 28,6% no volume de m² para o ano.

Já as obras de shopping devem apresentar crescimento no ano, cerca de 14,6% em relação ao ano passado. Sua participação cresce 10 pontos percentuais desde 2015, chegando a representar 37% do segmento comercial em 2016.

(fonte: Neoway Creactive – Relatório AFEAL)

5. Participação AFEAL na FESQUA 2016.

A AFEAL é apoiadora oficial da FESQUA e reconhece-a como principal evento do setor de esquadrias do Brasil. Utilizamos a oportunidade para divulgar serviços e promover a cultura da qualidade junto aos públicos de interesse (fabricantes, construtoras, arquitetos, especificadores, fornecedores). Tradicionalmente a AFEAL se apresenta com a “Ilha AFEAL”, espaço onde empresas associadas podem demonstrar seus produtos, além dos produtos institucionais da Entidade.

Este ano realizaremos na FESQUA o 2º Encontro Nacional da Indústria de Esquadrias de Alumínio onde pretendemos reunir 300 empresários para debater o setor.

6. Na sua opinião, como a FESQUA contribui para o desenvolvimento do setor?

A Fesqua tem papel fundamental no desenvolvimento do setor. É através da feira que novas tecnologias e produtos inovadores são lançados. Como toda a cadeia produtiva participa da feira, é possível encontrar um grande portfolio de produtos relacionado às esquadrias. Uma excelente oportunidade para a troca de experiências e disseminação de conhecimento.

7. Expectativas para esta edição.

A expectativa é que esta edição estimule novos negócios, apresente um ambiente positivo para a criação de parcerias e principalmente estimule o setor de esquadrias a buscar soluções conjuntas para transpor os desafios do segmento.

Mais informações: www.fesqua.com.br

Serviço


11ª FESQUA | Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes


Eventos Simultâneos: 10ª Tecno Fachadas | Salão de Tecnologia e Acabamento de Fachadas; 18ª Expo Serralheria | Feira de Equipamentos e Serviços para Serralherias; Sebraser | Seminário Brasileiro de Serralheria e 10ª FEITINTAS | Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos.

Data: 21 a 24 de setembro de 2016, 4ª a 6ª das 14h às 21h | Sábado das 10h às 19h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil

Transporte gratuito: Rua Nelson Fernandes, 450 – Acesso pelo Terminal Rodoviário Jabaquara

* Evento gratuito para profissionais do setor

Sobre a Cipa Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas, e tem como objetivo aproximar organizações e criar oportunidades de relacionamentos por meio da realização de grandes feiras e publicações de revistas segmentadas na América Latina.

Fiera Milano no Mundo

Localizada em Milão - Itália, a Fiera Milano é líder de mercado nos segmentos de feiras e congressos, tanto em número de visitantes e expositores, quanto na excelência das exposições. Com escritórios em oito países ao redor do mundo, a Fiera Milano possui um portfólio que se destaca das demais promotoras de feiras em termos de gama de setores econômicos representados e qualidade dos eventos. A cada ano suas exposições atraem mais de 30 mil expositores e cinco milhões de visitantes.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar

Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese Afrikaans Albanian Arabic Armenian Azerbaijani Basque Belarusian Bengali Bosnian Bulgarian Catalan Chinese (Simplified) Chinese (Traditional) Croatian Czech Danish Dutch English Estonian Filipino Finnish French Galician Georgian German Greek Haitian Creole Hebrew Hindi Hungarian Icelandic Indonesian Irish Italian Japanese Khmer Korean Lao Latvian Lithuanian Macedonian Malay Maltese Mongolian Nepali Norwegian Persian Polish Romanian Russian Serbian Slovak Slovenian Somali Spanish Swahili Swedish Thai Turkish Ukrainian Urdu Vietnamese Welsh Yiddish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.