Brasil, 25 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

A Ecometano representará o Brasil em evento promovido pela ONU sobre modelos inovadores de produção de combustíveis renováveis

A Ecometano, empresa que atua na cadeia do biometano partir de fontes renováveis, representará o Brasil no evento integrante da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que será promovido pelo Departamento da ONU de Assuntos Econômicos e Sociais (UNDESA) e pelo Comitê do Fundo de Energia da China (CEFC) entre os dias 30 de Junho e 1 de Julho na cidade de Addis Ababa na Etiópia

O encontro discutirá as melhores práticas e lições aprendidas na aplicação de políticas de economia verde e terá a apresentação de 10 cases mundiais de inovação na área de energia renovável. A Ecometano apresentará o caso de sucesso do Projeto Dois Arcos, inovador empreendimento de produção de Biometano a partir de resíduos sólidos urbanos.

A operação realiza a captação do biogás do Aterro Sanitário que recebe o lixo urbano da Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, e o transforma em Biometano. O projeto recebeu investimentos de R$ 20 milhões, gera 15 empregos diretos, 45 indiretos e tem capacidade de produção de 15.000 m3 diários de biometano, volume suficiente para abastecer até 6 postos de GNV.

O combustível renovável, menos poluente que o diesel, é utilizado para abastecer parte da frota de caminhões de coleta de lixo que atende ao aterro, gerando um ciclo sustentável em torno do projeto. Recentemente, foi usado para testar um ônibus a gás natural ajudando na transição do combustível usado nas frotas urbanas.

A unidade GNR Dois Arcos atende também um cliente industrial, que usa o Biometano para gerar a energia que abastece uma câmera frigorífica, em substituição a energia elétrica fornecida pela rede. O projeto produz combustível renovável e o disponibiliza no mercado, como substituto dos combustíveis fósseis, contribuindo com a redução de emissões de gases efeito estufa.

Além dos aspectos econômicos e ambientais, ligados intrinsecamente ao conceito do projeto, a GNR Dois Arcos, promove visitas de estudantes de escolas e universidade, contribuindo para a educação local e disseminando o conhecimento relacionado à sustentabilidade.

Sobre a Ecometano

Empresa Brasileira criada em 2010 com o objetivo de captar e tratar o biogás gerado a partir de fontes renováveis, unindo a produção do Biometano com processos e mercados consumidores, de forma economicamente viável e a um custo acessível a sociedade. A empresa oferece soluções sustentáveis na redução de impactos ambientais como os provocados pela disposição incorreta de resíduos e pela emissão de gases de efeito estufa.

Além do projeto GNR Dois Arcos, a empresa avança na implantação de outro em Fortaleza – CE, com previsão de início da operação para o primeiro semestre de 2017. O projeto GNR Fortaleza injetará o Biometano produzido pelo aterro sanitário, na rede de distribuição de gás natural do estado do Ceará. Neste projeto estão sendo investidos R$ 100 milhões e são gerados 130 empregos diretos.

Outra iniciativa em desenvolvimento pela Ecometano está voltada para produção de Biometano a partir de resíduos da indústria agroalimentar. Neste projeto, está previsto a injeção do biometano na rede de distribuição de gás.

O pipeline de potenciais projetos da empresa supera a marca de 1 milhão de m³ de Biometano por dia. Para os empreendedores Carlos Larangeira, Carlos Martins, Luiz Felipe e Marcio Schittini o alcance de tal meta significa, além do crescimento da companhia, um avanço para o desenvolvimento sustentável no país.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.