Brasil, 26 de Setembro de 2016

Clowns de Shakespeare apresenta espetáculo, promove oficina e faz residência artística com grupos teatrais de Belo Horizonte e Diamantina

Grupo Clowns de Shakespeare promove caravana artística que tem como tema a Ditadura Militar no Brasil e nos países Latino-americanos.

Uma caravana artística com atividades a partir da temática da Ditatura Militar no Brasil e em países Latino‐Americanos é o que propõe o grupo potiguar Clowns de Shakespeare através da circulação do primeiro espetáculo de sua Trilogia Latino-Americana - Nuestra Senhora de Las Nuvens, de autoria do argentino radicado no Equador, Arístides Vargas - por Belo Horizonte e Diamantina. Em cada cidade serão realizadas duas apresentações do espetáculo, bate-papos após as apresentações, intercâmbio com grupos das cidades, que já são parceiros dos Clowns e a oficina “Exílio em Cena”, gratuita e aberta ao público, inspirada nos experimentos e caminhos escolhidos para a montagem do espetáculo que tem a direção de Fernando Yamamoto. O Ministério da Cultura e a Petrobras Distribuidora apresentam esta circulação através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Segundo Fernando Yamamoto, integrante dos Clowns e diretor do Nuestra Senhora de Las Nuvens, a ideia da caravana é ampliar a circulação para além de uma mostra do espetáculo, mas, sobretudo promover uma maior permanência nas cidades visitadas, proporcionando tempo para intercâmbios com grupos como o Maria Cutia (MG) e Espanca!, que são parceiros a bastante tempo dos Clowns e que nunca tiveram a chance de vivenciar trocas artísticas mais efetivas. Além dos intercâmbios com parceiros locais, o grupo vai poder compartilhar através da oficina “Exílio em Cena” experimentos e caminhos escolhidos na montagem do Nuestra Senhora. A oficina será gratuita e destinada a profissionais do teatro, estudantes de artes cênicas e demais público interessado. Fernando complementa: nessa circulação o intercâmbio acontece em diversos níveis: na oportunidade dos grupos assistirem os trabalhos uns dos outros, nos bate‐papos com o público ao final das apresentações, nas oficinas e na oportunidade dos grupos realizarem trocas práticas em sala de ensaio.

Nuestra Senhora de Las Nuvens

'Nuestra Senhora de Las Nuvens' inaugura a Trilogia Latino-Americana dos Clowns de Shakespeare partindo da obra de Arístides Vargas – autor exilado e radicado no Equador, fugindo da ditadura argentina. No espetáculo, os Clowns investigam as relações da memória e identidade apresentadas na obra de Arístides, somados a depoimentos e experiências provocadas pelo golpe militar brasileiro de 1964. Aproximando o realismo fantástico-surrealista do político-épico, as histórias de Nuestra Senhora de las Nuvens são apresentadas por quatro atores, tendo por fio condutor os encontros entre Oscar e Bruna. A narrativa permeia o universo do exílio através do humor, violência, crítica e lirismo, expondo a estrutura do discurso político e contribuindo para o processo de resgate e manutenção da memória desse triste período da história Latino-americana, o que ressalta ainda mais a importância da sua circulação pelo país, discutindo e gerando reflexão sobre o nosso passado e presente. Categoria adulto.

Trilogia Latino-Americana

A Trilogia Latino-Americana dos Clowns de Shakespeare ainda tem em seu repertório o espetáculo infantil Abrazo, inspirado no Livro dos Abraços de Eduardo Galeano, com roteiro dramatúrgico de César Ferrario e direção de Marco França, e o adulto Dois Amores y Um Bicho, do venezuelano Gustavo Ott e direção de Renato Carrera, além do já citado Nuestra Senhora de Las Nuvens.

Acessibilidade

Pensando numa ampla acessibilidade do público, todas as apresentações do Nuestra Senhora de Las Nuvens terá a presença de intérprete de libras, bem como 10% da bilheteria será destinadas gratuitamente a alunos de escolas públicas municipais, mediante comprovação. Os ingressos terão preços populares de R$ 20,00 (Inteira), R$ 10,00 (Meia) e R$ 5,00 (Valor morador do bairro onde está situada o teatro), além de garantir meia entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência, inscritos no CadÚnico e professores, bem como a classe artística da cidade mediante comprovação.

FICHA ARTÍSTICA

Direção: Fernando Yamamoto

Assistente de direção: Camille Carvalho

Dramaturgia: Arístides Vargas

Tradução: Fernando Yamamoto

Elenco: Dudu Galvão, Joel Monteiro, Paula Queiroz e Renata Kaiser

Figurino e Adereços: João Ricardo Aguiar e Maria de Jesus

Cenografia: Fernando Yamamoto e João Ricardo Aguiar

Música: Marco França e Rafael Telles

Direção de texto: Babaya Morais

Iluminação: Ronaldo Costa

Coordenação de Produção: Rafael Telles

Secretária: Myllena Silva

Assessoria Jurídica: RRC Advogados

Realização: Clowns de Shakespeare

Oficina “Exílio em Cena”: Os participantes terão a oportunidade de vivenciar um pouco de como o grupo criou o Nuestra Senhora de Las Nuvens. A partir de fragmentos de depoimentos de exilados políticos brasileiros, serão aplicados os procedimentos de criação cênica utilizados na montagem do espetáculo, em especial do teatro épico/dialético. A oficina terá duração de 4 horas onde será relatado as principais diretrizes que encaminharam o processo de construção do espetáculo. Em seguida, será utilizado trecho do texto de Arístides Vargas (autor da obra original) e será feito estudo das possibilidades de interpretação e direção da cena a partir das

diretrizes estabelecidas. Esse estudo utilizará jogos teatrais com o objetivo de despertar o interesse e a disponibilidade para o jogo e a cena. O público alvo são profissionais do teatro, estudantes de artes cênicas e público em geral. A oficina será gratuita.

Ministrantes: Integrantes dos Clowns de Shakespeare

SERVIÇO:

Belo Horizonte/MG

Onde: Galpão Cine Horto

Data: 25 e 26 de junho

Horário: 19h

Ingressos: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia) e R$ 5,00 (moradores do bairro onde está localizado o teatro, mediante comprovação)

Faixa etária: 16 anos

Duração: 1h e 35min

Oficina Exílio em Cena

Dia: 22 de junho

Horário: 18h às 22h.

Onde: Toca da Cutia - Rua João Carlos, 1398A. Bairro Sagrada Família, BH/MG.

Inscrição: link eletrônico no site www.clowns.com.br

Diamantina/MG

Onde: Teatro Santa Izabel

Data: 01 e 02 de julho

Horário: 19h

Faixa etária: 16 anos

Duração: 1h e 35min

Oficina Exílio em Cena

Dia: 29 de junho

Horário: 14h às 18h.

Onde: Teatro Santa Izabel – Praça Dom Joaquim, 166, Diamantina, MG.

Inscrição: link eletrônico no site www.clowns.com.br

*Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish