Brasil, 29 de Setembro de 2016

Fundação Alphaville entrega chave do primeiro centro sustentável na Granja Viana

• Escrito por  Máquina Cohn & Wolfe - São Paulo
  • Publicado em Demais

Primeiro no Brasil a receber a certificação AQUA, CES Granja Viana é um espaço de uso coletivo para Carapicuíba e região

A Fundação Alphaville entregou hoje (16) para o prefeito de Carapicuíba, Sergio Ribeiro, a chave do CES Granja Viana, o primeiro Centro Sustentável do país. O objetivo é que o espaço de uso coletivo possa ser utilizado por instituições do terceiro setor e pela Prefeitura de Carapicuíba para realização de palestras, eventos e feiras para as comunidades vizinhas e para os alunos das escolas municipais e estaduais, todas voltadas à sustentabilidade. Além disso, o local também deve servir como espaço de coworking.

O evento de entrega aconteceu às 10h e também contou com a presença da comunidade e do secretário de meio ambiente, Renê Junior, além de outros envolvidos no projeto como representantes da Fundação Alphaville.

Durante o discurso, o prefeito disse que o CES Granja Viana será um ponto de encontro entre os dois lados da cidade, que hoje é divido entre a comunidade e os condomínios de alto padrão e que a junção entre eles deverá contribuir para o crescimento sustentável da região. “A convivência será enriquecedora não só para a questão ambiental, mas também para promover a sustentabilidade no que diz respeito à integração social”, afirmou.

Após a assinatura do termo de Cooperação entre Prefeitura e Fundação Alphaville, Giovana Kill, presidente do Conselho da Fundação Alphaville foi a responsável por entregar a chave para o prefeito. “O espaço vem enriquecer ainda mais o portfólio de projetos da Fundação Alphaville, que tem como missão auxiliar as comunidades no desenvolvimento social e territorial sustentável”, comentou.

O CES Granja Viana, construído pela Fundação Alphaville, ficará sob gestão da Prefeitura de Carapicuíba. A Fundação Alphaville atuará como apoiadora do espaço, através da capacitação técnica e transferência de conhecimento aos profissionais do município que assumirão a administração do local. Gustavo Aloe, consultor da Fundação Alphaville responsável pela entrega do espaço, reforçou a importância da parceria e do envolvimento comunitário para sucesso do local. “A educação para a sustentabilidade deve ser realizada de maneira integral, o que só é possível considerando-se as particularidades dos indivíduos que usufruirão do espaço”.

O Centro é o primeiro no Brasil a receber a certificação AQUA. O certificado, aplicado no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini, garante que o espaço é uma construção sustentável. Projetado pelo arquiteto Marcelo Leal, o CES Granja Viana possui diversos elementos sustentáveis como placas solares, captação e reuso da água pluvial e reciclagem de resíduos. Outra característica do espaço é a utilização de um biodigestor, que processa o esgoto dos banheiros e transforma em fertilizante para as plantas locais. Além disso, o mobiliário utilizado possui selo de certificação ecológica e características arquitetônicas para fornecer melhor aproveitamento de luz solar, circulação de ar, conforto térmico e acústico. Para a certificação, foram avaliados também itens como a proveniência e composição dos materiais de obra, alguns específicos para construções sustentáveis, e o processo de trabalho dos fornecedores contratados.
Sobre a Fundação Alphaville

A Fundação Alphaville é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e nasceu em 2000, tendo como principal mantenedora a Alphaville Urbanismo. Promovendo o desenvolvimento social e territorial sustentável, está presente em 22 estados brasileiros e trabalha com base na identificação do potencial e dos interesses de cada comunidade, apoiando o desenvolvimento das vocações locais e fortalecendo sua atuação através dos pilares da sustentabilidade. Em 15 anos de trabalho, a Fundação já beneficiou mais de 270 mil pessoas, por meio de seus mais de 180 projetos. Para saber mais acesse www.fundacaoalphaville.org.br

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish