Brasil, 26 de Setembro de 2016

III Festa do Camarão na Ilha de Superagüi terá Música na Areia e Inauguração de Brinquedoteca YORI

“Dias 17, 18 e 19 acontece a 3ª Edição da Festa do Camarão 7 barbas, na ilha de Superagüi, litoral norte paranaense. No sábado, dia 18 de junho, às 23:10, o DJAMBI Music comemora seus 20 anos de carreira, e lança o jovem músico e cantor Dereck Oak, que inaugura no mesmo dia, as 18:30 horas, a Brinquedoteca YORI do Superagüi.”

A III Festa do Camarão 7 barbas acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de Junho na ilha de Superagüi. O evento que atrai turistas de todos os estados, e também alguns estrangeiros, contará com atrações diferentes. Além das tradicionais corridas de canoa, jogos esportivos, apresentações de dança e música tradicionais com o grupo local Raízes Fandangueiras, Festa do Camarão de 2016 trará pela primeira vez uma grupo rítmico do continente, a banda de reggae DJAMBI Music, que já traz uma bagagem de 20 anos de shows nacionais e internacionais. Sendo uma banda de performance internacional, e curitibana por nascimento, o grupo possui letras que vem atravessando gerações.

A banda contará com a participação de Dereck Oak, de 17 anos, quartanista do Colégio Brasileiro-Suíço Curitibano que viveu na ilha de Superagüi entre os 8 e 10 anos. Dereck, como uma espécie de trabalho de conclusão de curso, resolveu montar um Ponto Cultural e de Apoio ao Desenvolvimento Humano e Sustentável na ilha em que morou. Ele que cresceu ouvindo ‘na trilha’ e ‘anjo da guarda’, e pode usufruir da vivência entre estudar de frente ao mar, agora se apresentará neste vilarejo de pescadores tradicionais dando as boas-vindas ao DJAMBI Music. O show ocorrerá ás 23:10 horas do dia 18 de junho (sábado). No mesmo dia, mais cedo, às 18:30 horas inaugurará a Brinquedoteca YORI, possibilitada pelo CAS do Colégio Suíço brasileiro- sob a direção de José Oberson, com a Coordenação de Carlos Machado -. O projeto será o primeiro ponto de cultura do litoral paranaense voltado para a Família e com cunho educativo.

A Brinquedoteca YORI, será um lugar em que as famílias de Superagüi poderão emprestar livros, brinquedos, jogos de tabuleiro, participar de oficinas variadas como música, artes, teatro, fotografia, entre outros. Empresas como a Viação Graciosa, Balaroti Materiais de Construção, e muitas pessoas físicas são apoiadores e patrocinadores desse projeto de Dereck Oak. O imóvel usado para a instalação da Brinquedoteca, foi cedido para estes fins pela Associação de Moradores da Vila da Barra de Superagüi, e o projeto foi aprovado pela Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba, Ministério de Meio Ambiente|SPU-ICMbio e PARNA de Superagüi.

A III Festa do Camarão é realização da Associação dos Moradores da Vila da Barra de Superagüi, com a Presidência de Mauro Mendes. Terá palco patrocinado pela Prefeitura e Câmara Municipal de Guaraqueçaba e contará com o apoio de algumas pessoas físicas e donos de estabelecimentos comerciais locais. Próximo ao palco haverão barracas de alimentação montadas aos pés da areia e no receptivo náutico de Superagüi.

É importante lembrar que Superagüi, que significa"Rainha do Mar", recebeu esse nome justamente por ser de uma beleza exuberante, porem, intempestiva e perigosamente aventureira e de navegação arriscada para forasteiros. Fato que a manteve à reserva de ocupações devastadoras e capitalistas, pois por já conhecerem a fama de uma terra limitada pela água. Muito frequentada por artistas e piratas de todo o mundo, "Supraway", como era conhecida antigamente, desenvolveu um jeito próprio de se preservar e desenvolver-se: Enquanto as cidades se formaram no país que conhecemos hoje, a Ilha de Superagüi manteve a ligação com a Natureza e o desejo de preservar-se um recanto para aqueles que buscam a riqueza da simplicidade. Em Superagüi não é permitido equipamentos como motos ou carros, por isso vale lembrar que os barcos não atravessam se houverem quaisquer riscos na viagem. Os barqueiros são experientes e nunca houve uma história de tragédia no mar salgado e sagrado que banha a delicadamente forte Rainha do Mar, Superagüi.

O evento está sendo organizado por uma frente de quatro integrantes, Luciara Pires, Adrianne Araújo, Lucicléia Corrêa, e Ivan França. Esses organizadores programaram algo especial especial para o Magal Mar (restaurante), onde no dia 17 vai rolar um som com o DJ Mendes. Depois haverá música ao vivo com Del e Diney. Ingressos custam R$ 10,00 mulheres, e R$ 15,00 homens.

O objetivo da festa é captar recursos para as atividades da Associação dos Moradores local, que desta maneira suprem algumas necessidades urbanísticas mais emergentes por entre o vilarejo que aprova o Plano de Ação elaborado por YORI junto com a Associação de Moradores da Vila da Barra de Superagüi, Conselho das APAs, PARNA de Superagüi, Marinha do Brasil.

A comunidade de Superagüi é natural desta terra desde a ocupação do Paraná, e só entrou no mapa em 2009. Já em sua terceira edição, a Festa do Camarão 7 barbas da ilha de Superagüi, é um evento já considerado tradição, e atrai cada vez mais visitantes.

Os cardápios ficaram a critério das mulheres que trabalham nas barracas. Lá você vai encontrar porções de camarão a milanesa, bolinhos de camarão, empadões de camarão, camarão na moranga, espetinhos de camarão, e muito mais. Os preços são bastante variáveis e cabem todos em seu bolso.

Existem padarias e pequenas mercearias, porém não existem farmácias ou serviços médicos no local. Há ótimas opções de pousadas a partir de R$ 50,00, e campings à partir de R$ 15,00. Barcos de linha e voadeiras demoram entre 50 minutos, e 2 horas, conforme a embarcação. Barcos estarão disponíveis no receptivo náutico de Paranaguá, a partir das 7:00 horas da manhã até as 16:00 durante os três dias de evento, e as passagens custam entre R$ 40,00 e 100,00 cada.

Lembre-se que desembarcar na Ilha de Superagüi é entrar numa das três maiores áreas de reserva da Biosfera do mundo; Patrimônio da Humanidade; Reserva Natural; Unidade de Conservação; Área de Proteção Ambiental de todos nós. Seja consciente, não jogue lixo no mar, na areia ou nas florestas, ajude a preservar o que é bem coletivo. Leve capa de chuva, repelente, lanterna, botas, gorro, e protetor solar. Não há caixas eletrônicos na ilha, opte em levar dinheiro ao cartão de crédito, pouco aceito por lá! Divirta-se, e boa viagem!

Links úteis: https://www.facebook.com/yoridosuperagui

III FESTA do CAMARÃO 7 barbas da Ilha de Superagüi
QUANDO – 17, 18 e 19 de junho de 2016 (Sexta, Sábado e Domingo)
Local: Vila da Barra na Ilha de Superagüi.
COMO CHEGAR: Via marítima, Complexo-Estaurino-Lagunar de Paranaguá-Cananéia

TELEFONES ÚTEIS

Informações p/ o público: (41) 3483-7142, 3482-7135
Realização: Associação dos Moradores da Vila da Barra na Ilha de Superagüi.

BARQUEIROS da ILHA de SUPERAGÜI:

Rone (41) 3482-7152

Jacob (41) 3482-7150