Brasil, 29 de Setembro de 2016

Cresce número de assaltos a residências e comércios: como se prevenir?

• Escrito por  Perseu Iuata Costa/ InformaMídia Comunicação
  • Publicado em Demais

Por Mesmo se tratando de um item de extrema importância, muitas vezes, a segurança residencial, e até mesmo a comercial, é totalmente negligenciada. Por excesso de otimismo, acreditamos que o pior nunca irá acontecer com a gente. O fato é que não podemos deixar de nos prevenir, já que os números de assaltos têm se tornado cada vez mais alarmantes.

Para se ter uma ideia, no ano passado só no Distrito Federal, o número de assaltos a residências cresceu 17,5% entre janeiro e dezembro, o que significa que, apenas na capital federal, 684 pessoas tiveram seus domicílios invadidos. Já em São Paulo, ao menos onze casas são invadidas por criminosos diariamente. Na maioria desses casos, o meliante se aproveita de locais mais vulneráveis, com fácil acesso e pouca proteção, preferindo agir em horários noturnos ou quando não tem ninguém por perto.

Contudo, com a adoção de medidas simples pode-se minimizar ou até zerar essas ocorrências. Dentre as soluções de segurança disponíveis, o sistema de alarme se consolidou como uma das mais importantes. Isso porque, logo quando ocorre a intrusão no local protegido o mesmo é automaticamente acionado. Se sua instalação incluir um plano mais elaborado, levando em consideração as condições físicas e o valor do que será protegido, seus resultados podem ser ainda mais eficientes. No caso de um banco ou de uma joalheria, por exemplo, a instalação de um sistema com diversos tipos de sensores integrados a equipamentos que impeçam a visualização do objeto, como o gerador de névoa, irá desnortear e impedir a ação do assaltante.

O ideal é que o sistema de alarme inclua vários níveis de proteção pois­, dessa forma, será impossível invadir o local sem fazer com que o mesmo dispare. Outro ponto que deve ser levado em consideração é sua comunicação com a central remota de monitoramento 24 horas. Atualmente, as três tecnologias de comunicação mais recomendadas são transmissão por linha fixa, GPRS e Ethernet, que são ainda mais difíceis de serem sabotadas.

Outra maneira bem eficiente de prevenir a invasão em residências e comércios é integrando câmeras de segurança com visão noturna por infravermelho ao sistema de alarme. Por viabilizar uma imediata conferência do local, essa ferramenta agiliza o processo de confirmação dos eventos pela central remota de monitoramento, fazendo com que os profissionais responsáveis possam acionar as autoridades e a viatura de averiguação mais rapidamente.

Ao aliar o sistema de alarme com o circuito fechado de câmeras, você estará prevenindo e remediando ao mesmo tempo. Pois, se mesmo depois do alarme ser acionado o meliante continuar agindo, ainda será possível usar as gravações para auxiliar as autoridades a identificarem os autores do crime.

Contudo, vale lembrar que cada residência, estabelecimento comercial e condomínio tem necessidades de segurança diferentes e específicas. Portanto, para investir na solução mais apropriada ao seu caso é imprescindível contratar uma empresa de confiança e especializada no segmento, que faça uma análise consultiva do local a ser protegido. Só assim você poderá ter acesso a um projeto baseado nas suas vulnerabilidades e que garanta sua real segurança.

Perseu Iuata Costa é sócio fundador da Japan Security, empresa com quase 20 anos de atuação no setor de segurança patrimonial.

Sobre a Japan Security

http://www.japansecurity.com.br/ (61) 3399 7679

A Japan Security, empresa com 20 anos de atuação no mercado de segurança patrimonial, tem como missão desenvolver soluções inteligentes utilizando tecnologia de ponta nas áreas de monitoramento e segurança de residências, empresas e cidades.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish