Brasil, 28 de Setembro de 2016

Estratégia de colheita foca produtividade e qualidade da fibra

Nufarm disponibiliza ferramenta baseada em tecnologias de ponta que permite antecipar a colheita do algodoeiro

Enquanto as cotações do algodão oscilam pressionadas pela baixa qualidade da fibra e as negociações seguem em ritmo lento nos mercados spot e futuro, os produtores voltaram sua atenção ao manejo da cultura e à melhora da produtividade, segundo o Cepea - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada. O Cepea aponta ainda que o clima desfavorável da safra 2015-16 e a baixa disponibilidade de pluma verificada no ciclo 2014-15 ajudam a manter a expectativa de valorização do algodão.

De acordo com o Cepea, as cotações da pluma seguem firmes. Entre os dias 31 de maio e 7 de junho, o indicador Cepea/Esalq com pagamento em oito dias, referente à pluma 41-4, posta em São Paulo, teve alta de 0,56%, fechando a R$ 2,7050/lp.

No momento em que a cadeia produtiva trabalha para aumentar a produção e a rentabilidade, a equipe técnica da Nufarm disponibiliza uma ferramenta de alta tecnologia para o manejo da colheita do algodoeiro, baseada nos produtos CottonQuick® e Punto®. O método tem como objetivos principais antecipar a colheita e preservar a qualidade da fibra.

“O uso eficaz do desfolhante Punto® e do maturador CottonQuick® possibilita ao cotonicultor programar a sua colheita”, ressalta Carlos Mella, gerente de herbicidas e adjuvantes da Nufarm. “A ação desses produtos permite a desfolha e a abertura total das maçãs viáveis, além do melhor aproveitamento dos capulhos e a preservação da qualidade final da fibra”, resume o executivo.

Punto® é um herbicida sistêmico com ação desfolhante, recomendado para aplicação em pré-colheita. Por ser altamente concentrado, diz o gerente, o produto, composto pelos ingredientes ativos Tidiazurom e Diurom, é aplicado a baixas doses por hectare.

“Quando absorvido, Punto® acelera a formação do tecido natural entre a folha e o ramo do algodoeiro, promovendo o desfolhamento e suprimindo o rebrotamento foliar. As folhas caem ainda verdes e as plantas se mantêm livres de impurezas provenientes de folhas secas”, explica Mella.

Já o maturador desfolhante CottonQuick® é recomendado principalmente para induzir a abertura homogênea das maçãs fisiologicamente maduras. “O ingrediente ativo Etefom mantém a uniformidade na maturação e auxilia na desfolha, favorecendo a antecipação da colheita”, finaliza Carlos Mella.

Dados da consultoria Céleres® indicam que a área plantada com algodão deverá ficar em 867 mil hectares na safra 2015-16, uma redução de 2,6% em relação à safra passada. A produtividade projetada é de 1,62 t/ha e a produção da pluma de 1,56 milhão de toneladas, 2,4% acima do ciclo 2014-15.

Com a perspectiva de crescer 5% ao ano em vendas globais até 2018, a Nufarm informou que irá direcionar seus principais investimentos a quatro mercados-chave: América Latina (Brasil e Argentina), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), Europa (Alemanha, Polônia e França) e ao bloco Austrália-Nova Zelândia. Nesse cenário, o Brasil deverá absorver parte significativa dos recursos previstos, segundo revela o presidente da empresa para a América Latina, Marcos Gaio.

www.nufarm.com/BR

Sobre a Nufarm

Uma empresa de origem australiana, presente no Brasil há 55 anos, a Nufarm oferece soluções inovadoras e competitivas ao produtor rural. Fundada na cidade de Melbourne, atua hoje em mais de 100 países, emprega em torno de 8 000 pessoas e comercializa um portfólio formado por 228 ingredientes ativos de alta tecnologia. No Brasil, a Nufarm mantém uma unidade fabril no município de Maracanaú (CE), além de oito centros de distribuição localizados nos estados da Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Tocantins.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish