Brasil, 26 de Setembro de 2016

Ideias simples para tornar a casa mais aconchegante

Todos já experimentaram pelo menos uma vez a sensação de entrar em um ambiente e se impactar pela enorme impressão de acolhimento causada pelo espaço. Algo ali faz com que haja uma vontade de se esparramar no sofá, relaxar e não querer mais sair. Talvez seja a iluminação suave, as flores, a cor ou tudo isso e mais um pouco. O conceito de lar vai muito além de uma simples construção bem arquitetada ou grandes ambientes repletos de objetos caros. Para ter uma casa confortável não é preciso investir muito. A CASA COR Goiás 2016 está cheia de dicas simples e baratas que podem fazer toda a diferença na hora de transformar ambientes em verdadeiros locais receptivos e acolhedores. Aprenda sugestões práticas colhidas na mostra goiana para deixar a casa mais aconchegante.

Aposte nas Flores

A sala, um dos ambientes centrais de uma casa, é o principal ponto de encontro da família. Mas para ter vontade de ficar por lá, o espaço precisa ser aconchegante e acolhedor. Para começar, aposte nas flores, elas passam a sensação de que há vida no ambiente. No Lounge projetado pela arquiteta Carine Rocha, a orquídea amarela brilha em meio às plantas de folhagens verdes e aos tons neutros do espaço.

Sofá confortável e luz suave

O sofá gostoso combinado à luz suave também são indispensáveis. A iluminação pontual evita que os olhos fiquem cansados e ressalta o que tem de bonito no estar, como a estante, as plantas, um quadro. O verde arremata o clima de relaxamento. A proposta da arquiteta Ana Paula Melo no Wine Bar ilustra bem a ideia, com o sofá de Sérgio Rodrigues que é um convite perfeito para o descanso.

Bandeja para bar e lavabo

Um enfeite aqui e um arranjo ali espantam qualquer sensação de frieza. Afinal, quem gosta de acolher os amigos em casa sabe que é nos detalhes que se mostra atenção e afeto. Um mimo no lavabo e a bandeja do bar, na sala, é aposta certa para encantar os convidados. Os muranos na bandeja do Lavabo do Restaurante, projetado pela dupla de arquitetos Hélios Alencastro e Larissa Portilho, podem ter muitas utilidades, como armazenar algodão, itens de higiene pessoal e também perfumes. Na sala de estar Piano et Vin, a bandeja de taças, cristais e bebidas é um convite para descontrair com os convidados, aposta da arquiteta Milena Niemeyer.

Muitas almofadas

Podem ser grandes, pequenas, de formato cilíndrico, retangular, quadradas, com capa de crochê, veludo, algodão, estampas divertidas, geométricas, abstratas, lisa. As almofadas são essenciais para o aconchego na hora de ver um filminho, apoiar as costas e abraçar. Podem ser usadas na cama, sofá, poltronas, cadeiras e até sobre o tapete ou qualquer local que convida para um descanso. Na varanda Contornos do Cerrado, a designer de interiores Regina Amaral personalizou a estampa para harmonizar com as cores do espaço. Quem passa pelos espaços da mostra percebe diferentes utilizações das almofadas, mas a vontade é sempre a mesma: sentar e relaxar.

Cozinhando com amigos

A cozinha já é um ambiente propício para reunir amigos para um almoço ou jantar, mas o espaço pode ficar ainda mais aconchegante com bancos e bancadas elevadas. Reunir a turma em volta do fogão faz com que o chef da rodada participe de todas as conversas e que os convidados deem pitacos nas preparações, detalhes que deixam o encontro ainda mais prazeroso. A cozinha dos arquitetos Aline Torres e Thiago Cardoso é um ótimo exemplo de como o espaço pode ser usado para receber amigos para um encontro gastronômico. A ilha com banquetas e fogão é a melhor forma para que convidados e anfitrião interajam.

Sobre a CASA COR

A CASA COR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores, e paisagistas. Em 2016, chega à sua 20ª edição em Goiás e com 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e cinco internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador e Bolívia).

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish