Brasil, 28 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Associação Nobrense de Cultura e Artes (Anca) vai ampliar produção em ateliê

Espaço é construído por meio do Programa ReDes, com apoio da Votorantim Cimentos, Instituto Votorantim e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Produzir artesanato pode ser um passatempo ou um ofício. Para Márcia Aparecida Souza Expedito, 57, são ambos. Após se aposentar como professora, Márcia resolveu aprofundar-se mais na criação de peças diversas que vende, sob encomenda, em Nobres (MT). O gosto pelo artesanato é tanto que ela integra, desde a fundação, em 2010, a Associação Nobrense de Cultura e Artes (Anca). Um grupo pequeno, de 20 associadas, mas com muita vontade de crescer. Dedicação que fez a Associação obter apoio de terceiros para formalizar o negócio e ampliar as oportunidades de emprego e renda por meio da confecção e comercialização de peças em biscuit, madeira, tricô e crochê.

O auxílio necessário para a Anca avançar foi obtido junto ao Programa ReDes, uma iniciativa do Instituto Votorantim, com apoio da Votorantim Cimentos e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em 2013, a Associação começou a receber consultoria especializada do Programa e diversos cursos de capacitação para as associadas aprimorarem suas produções. A loja na qual são comercializadas as peças, no Centro de Nobres, também foi reformada e agora a Anca aguarda a conclusão das obras de construção do ateliê, uma das ações do ReDes mais esperadas pelas associadas.

Para Márcia Aparecida, o ateliê vai viabilizar o desejo das artesãs de trabalharem coletivamente, o que faz a diferença para a consolidação da Associação. “O ateliê vai abrir as portas para conquistarmos o mercado, já que atualmente produzimos em casa e sem tantos recursos como os que teremos nesse espaço. Essa obra vai fazer com que a Anca tenha uma estrutura adequada para trabalharmos ainda mais unidas e fortalecidas”, disse.

Produção em larga escala – O ateliê da Anca deve ser inaugurado no segundo semestre de 2016. O espaço, construído em terreno cedido pela Prefeitura de Nobres, de 200 metros quadrados, contará com salão, depósito, copa e sanitário. Além de investir na construção do ateliê, o Programa ReDes também fornecerá móveis e equipamentos, como microretífica, lixadeira e furadeira. Segundo o presidente da Anca, Credison Miranda, as associadas estão bastante animadas com a melhor perspectiva de renda que o ateliê irá proporcionar. “Esse espaço será um patrimônio da Associação e vai impulsionar o crescimento das artesãs, que poderão ampliar seus trabalhos e atender mais públicos. Como Nobres é uma cidade turística, vemos muitas possibilidades desse crescimento ocorrer aqui mesmo e, claro, em outras cidades e regiões”, afirmou.

Além da Anca, outra entidade de Nobres que recebe o apoio da Votorantim Cimentos, por meio do Programa ReDes, é a Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Assentamento Caeté. A Votorantim Cimentos também estimula o desenvolvimento socioeconômico do município, com projetos para qualificar as ONGs locais, promovendo também o programa Apoio à Gestão Pública, que visa oferecer suporte às medidas implementadas no município na área de saúde pública.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões nas quais as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio à gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infantojuvenis, entre outros.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 55 milhões de toneladas de cimento/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 14 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.