Brasil, 27 de Setembro de 2016

Geomembranas de PVC geram economia de 50% na construção de tanque de resfriamento de água em usina de cana

Geomembranas de PVC geram economia de 50% na construção de tanque de resfriamento de água em  usina de cana

A implantação de novas tecnologias e medidas simples permite tornar o setor de agronegócio cada vez menos dependente da captação de recursos hídricos. No processo sucroalcooleiro, por exemplo, a água está presente em todas as etapas de operação e a sua reutilização oferece inúmeras vantagens, tanto econômicas como ambientais. Para evitar perdas e tornar o sistema de resfriamento de água proveniente dos processos de destilação de cana de açúcar mais eficiente, uma usina localizada em Cerquilho, interior de São Paulo, investiu na instalação de geomembranas de PVC Cipageo®, produzidas pela Cipatex®, em um de seus reservatórios.

Além de garantir o reaproveitamento da água, o projeto possibilitou redução de gastos na construção do reservatório, já que a estrutura em alvenaria custaria cerca de 50% a mais em relação ao tanque revestido com geomembranas. Outros benefícios do material é que asgeomembranas podem ser pré-soldadas, com dimensões conforme cada necessidade e também permitem facilidade e rapidez na instalação, resultando na queda de custo de mão de obra e equipamentos.

No reservatório, a água fica armazenada para ser reutilizada e a impermeabilização com a manta de PVC evita perdas com infiltração, tendo em vista que o material proporciona estanqueidade. “Os tanques de alvenaria correm risco de apresentar trincas, fissuras ou rachaduras, enquanto as geomembranas proporcionam maior proteção e impermeabilização aos reservatórios”, comenta Aureovaldo Casari, gerente de agroindústria e mineração da Cipatex®.

A facilidade de limpeza e manutenção é outro diferencial das geomembranas. A tecnologia empregada garante ao material resistência a temperaturas elevadas, possibilitando seu uso em sistemas de resfriamento de água. O tanque com Cipageo® instalado na usina tem capacidade de armazenar seis milhões de litros de água, que chegam a atingir 45 graus.

A instalação do tanque na usina permitiu um ganho ambiental e redução de gastos com a compra de água, diminuindo, portanto, a captação do recurso nos rios.

Sobre o Grupo Cipatex®

Há 52 anos o Grupo Cipatex® oferece ao mercado soluções confiáveis e inovadoras em revestimentos sintéticos e não-tecidos, buscando sempre uma posição de vanguarda, com responsabilidade social e ambiental. Criada em 1964, a companhia se diversificou constantemente e hoje conta com uma linha de produtos que atende aos setores de calçados, piscinas, bolsas e acessórios, utilidades domésticas, construção, móveis, vestuário, automóveis, esporte e lazer, brindes, material escolar e comunicação visual. Por essa dedicação tornou-se líder na fabricação de revestimentos sintéticos. Ao todo, o grupo conta com cerca de 1.400 colaboradores distribuídos em cinco plantas industriais.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish