Brasil, 25 de Setembro de 2016

Comunicação do setor da construção passa por transformações

• Escrito por  Mecânica de Comunicação
  • Publicado em Demais

Workshop em 16 de junho, dentro do Construction Summit 2016, vai abordar as alternativas das empresas do setor para comunicar em meio à crise.

Expandir, diversificar e reinventar. A comunicação das empresas da cadeira produtiva da construção passa por um momento de transformação. As dificuldades econômicas, a falta de confiança no mercado e o baixo volume de investimentos vêm afetando a maneira como as empresas do setor dialogam com o público.

No Construction Summit 2016, que será realizado entre os dias 15 e 16 de junho, em São Paulo, um dos painéis será dedicado a essa temática. Marcado para o dia 16, às 12h, o workshop Novas Mídias e Formas de Comunicação no Setor da Construção tem como proposta discutir questões envolvendo comunicação e marketing nesse momento de reestruturação. O encontro vai reunir executivos de agências de comunicação, veículos e anunciantes.

Coordenador e mediador do workshop, Rodrigo Prada, diretor de Comunicação do Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia), afirma que a redução de custos vivido pelas empresas está impulsionado a busca por novas formas de levar a informação ao público.

“A baixa do setor vai servir como combustível para estimular a criação de novas mídias. Um anúncio em uma revista, por exemplo, exigia investimento que poderia prolongar por meses. As empresas não têm mais esse dinheiro. Elas estão procurando uma nova maneira de fazer essa divulgação. Hoje você pode fazer uma campanha de 30 dias, nas redes sociais, com a verba que você gastava para fazer um anúncio”, afirma.

A tendência, indica Rodrigo Prada, é de focar em perfis segmentados na hora de informar. Mobilizar a construção para uma linguagem mais rápida, atraente e tecnológica, condizente com a agilidade que a informação circula nos dias atuais.

“A maneira de comunicar através da mídia digital é totalmente diferente da mídia escrita. Se as empresas não perceberem isso, elas vão errar, porque vão reproduzir um conteúdo de maneira inadequada em uma mídia que tem a sua própria linguagem, a própria forma de transmitir a mensagem. Se o meio é diferente, a mensagem precisa assumir a cara desse meio. Certamente é um novo desafio”, completa.

O workshop Novas Mídias e Formas de Comunicação no Setor da Construção ocorre na Sala C do São Paulo Expo Center.

Para se inscrever no workshop, clique aqui.

Construction Summit

O Construction Summit será realizado nos dias 15 e 16 de junho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo. O evento terá o Seminário “Cidades em Movimento”, organizado pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração e o WRI Brasil Cidades Sustentáveis, que contará com dois painéis que irão discutir “Tecnologia e Financiamento para Infraestrutura e Serviços” e “Mobilidade, Acessibilidade e Desenvolvimento Urbano”.

O evento contará ainda com os Seminários Técnicos da Construção, com a participação de importantes entidades setoriais nacionais e internacionais da cadeia produtiva da construção. Entre as entidades confirmadas estão a Abcem – Associação Brasileira da Construção Metálica, Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, Abramat – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, Abrasfe – Associação Brasileira de Fôrmas, Escoramentos e Acesso, Abridef - Associação Brasileira das Indústrias de Revendedores de Serviços para Pessoas com Deficiência, Analoc – Associação Brasileira dos Sindicatos, Associações e Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas, CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço, Deconcic-Fiesp - Departamento da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Drywall – Associação Brasileira do Drywall, FNP – Frente Nacional de Prefeitos, Fundação Carlos Alberto Vanzolini, IABr – Instituto Aço Brasil, ITS – Instituto de Tecnologia Social.

Também estão confirmadas as participações da Consultoria NGI – Núcleo de Gestão e Inovação, ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Inovatech Engenharia, Radar PPP e Escritório Comercial do Peru no Brasil, além da WOC – World of Concrete que apresentará tecnologias de concreto utilizadas em obras civis internacionais chaves, demonstrando como a aplicação de pesquisas de materiais, estudos de eficiência de empreiteiras e novos desenvolvimentos tecnológicos contribuem para a construção.

O Construction Summit 2016 terá ainda uma área para mostras, que trazem conteúdo técnico e especializado sobre os dois temas centrais dos seminários. Destaque para o Mostra VivaCidade, Exposição Cidades em Movimento, Mostra Light Steel Frame, Encontro das Start-ups da Construção, Mostra da Sustentabilidade e Mostra Produtividade e Industrialização.

Serviço:

Construction Summit 2016