Brasil, 28 de Setembro de 2016

Com solução da Veolia, Goldcorp supera meta de tratamento de rejeitos de arsênio em mina de ouro

Tecnologia ACTIFLO diminuiu para 0,02 ppm a presença de arsênio em água de mina em Wilanour; limite estabelecido era de 0,25 ppm

Para tratar os rejeitos de arsênio na água da mina de Cochenour Wilanour, no norte de Ontário, no Canadá, a mineradora Goldcorp escolheu a Veolia Water Technologies para oferecer soluções de tratamento que atendessem as necessidades da planta e realizassem a separação de uma maneira eficiente e em um espaço limitado.

Adquirida pela companhia em meados de 1990, a mina de Cochenour Wilanour precisava de tecnologia que utilizasse um sistema de precipitação dos rejeitos. A Goldcorp, então, optou pela instalação de dois clarificadores ACTIFLO de 4.000 m³/d para a precipitação e separação do arsênio e de outros metais pesados presentes na água.

“O ACTIFLO utiliza um sistema de microareia para aumentar significativamente a velocidade de sedimentação das partículas. Isso resulta em um ótimo desempenho do processo”, comenta David Oliphant, gerente regional de vendas da Veolia Water Technologies Canadá. “Os responsáveis pela mina procuraram pela Veolia, devido as nossas capacidades de remoção excelentes e às nossas tecnologias compactas. De lá, o projeto passou de piloto para efetivo, muito rapidamente”, completa David.

David Gelderland, gerente ambiental da Goldcorp Red Lake Gold Mines, comentou que o novo sistema reduziu os níveis de rejeito de arsênio na água descartada para 0,02 ppm, bem abaixo da meta inicial. “O limite de arsênio permitido para a planta era de 0,25 ppm.”

Depois do sucesso de aplicação do ACTIFLO, a Goldcorp aumentou a capacidade de tratamento para 12.000 m³/d e adicionou um circuito de ajuste de pH e um tanque de contato para o condicionamento da água.

Atualmente em exploração, a mina de Wilanour fica localizada há menos de 8 km da Goldcorp Red Lake - maior mina de ouro do Canadá e uma das produções mais ricas e de baixo custo do minério. Com o sucesso da remoção de impurezas, a água tratada já pode ser devolvida para o meio ambiente.

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com mais de 174.000 colaboradores, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, a Veolia contribui para o desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

Em 2015, o grupo Veolia trouxe água potável para 100 milhões de habitantes e saneamento para 63 milhões, produziu 63 milhões de megawatt/hora e valorizou 42.9 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) obteve em 2015 um faturamento consolidado de 25 bilhões de euros. www.veolia.com.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish