Brasil, 26 de Setembro de 2016

Editora Realejo lança coleção de crônicas com estreia de Marina Moraes

Coleção Passarinho reúne publicações com textos breves, nascidos no jornalismo ou nas mídias sociais. Seis autores já estão confirmados, entre eles, Marina Moraes, que lança “Água para as visitas”, primeiro volume da coleção, no próximo dia 13, em São Paulo

A Editora Realejo anuncia o lançamento da Coleção Passarinho, composta por publicações que reúnem textos breves, próximos às crônicas. O primeiro deles, intitulado “Água para as Visitas”, de Marina Moraes, jornalista e publicitária, será lançado no próximo dia 13 em São Paulo, a partir das 18h30, no Bar Balcão (Rua Melo Alves, 150 – Cerqueira César - SP). A coleção já conta com outros cinco autores confirmados, são eles: Cássio Zanatta, um dos mais premiados redatores da publicidade brasileira; Matthew Shirts, jornalista americano; Alexandre Soares Silva, autor de “A alma da festa” e “A coisa Não-Deus”; Xicó Sá, jornalista e romancista; e Juliana Araripe, atriz e roteirista; com divulgação ao longo de ano.

Com logo criado pelo ilustrador José Carlos Lollo, a coleção surge com uma proposta especial de leitura. Em cada volume, textos de diferentes linguagens e temas, ora profundos ora cômicos. O nome “Passarinho” é também uma gíria dada pelos cronistas ao recurso da inverdade em nome de um resultado dramático, e advém de uma história contada por Nelson Rodrigues - um dos mais importantes cronistas brasileiros - sobre o repórter que salvou uma matéria sobre um incêndio banal descrevendo com teatralidade a morte de um passarinho que cantava na gaiola em chamas.

O livro de estréia, Água para as Visitas, reúne reflexões e memórias da autora que viveu em Nova York, Minas Gerais e no Rio. São crônicas que tratam do cotidiano feminino sob um ponto de vista contemporâneo, a maior parte delas foi escrita nas redes sociais, descrevendo episódios de amores, filhos, a carreira ( como jornalista, trabalhou na editora Abril, TV Cultura e foi colaboradora da Band, SBT, Folha de S.Paulo e outros veículos em Nova York) com lirismo e humor.

“Água para as Visitas” tem prefácio do jornalista e cientista social americano Matthew Shirts, e quarta capa escrita por Fernando Morais, um dos maiores biógrafos do Brasil, autor de “Olga” e “Chatô o Rei Do Brasil”.

O nome do livro é o mesmo que o grande fotógrafo paraense Luiz Braga deu à foto que está na capa. "A imagem singela me comoveu. Senti uma imediata identificação com aquela mulher que servia água em copos baratos, mas limpíssima e bem areada, como deve ser. Escrevendo, sirvo o melhor de mim, como deve ser”, diz Marina.

A linguagem dos textos é bem-humorada, cotidiana e delicada, fruto das referências literárias mineiras, como Otto Lara Rezende, Rubem Braga e Paulo Mendes Campos. De outro lado, a admiração pelas autoras Clarice Lispector, Adelia Prado e Virgínia Wolf emprestou profundidade à sua escrita. "Ou deveria ter emprestado", ela brinca.

Ficha Técnica – Livro “Água para as Visitas”, de Marina Moraes

Título: “Água para as Visitas”

Autor: Marina Moraes

Editora: Realejo

Imagem de Capa: Luiz Braga

Projeto gráfico: Cris Veit.

Gênero: Crônica

Formato: 16 X 22 cm

ISBN: 978-85-99905-81-4

Preço: R$ 54,90

Lançamento Livro “Água para as Visitas” @ Bar Balcão
Segunda-feira, 13 de junho, a partir das 18h30
Rua Melo Alves, 150 – Cerqueira Cesar – SP

Sobre Marina Moraes

Formada em jornalismo e publicidade, foi editora, repórter e apresentadora da TV Cultura, em São Paulo. Viveu 10 anos em Nova York onde trabalhou para a Folha de S.Paulo, Radio Eldorado, SBT e Rede Bandeirantes. De volta ao Brasil, foi editora da revista National Geographic, diretora de comunicação da agência Leo Burnett e colunista do programa Falando Em Dinheiro, da Rádio Estadão/ESPN. É diretora de comunicação da agencia Dentsu Brasil e América Latina. Mora no Rio de Janeiro.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish