Brasil, 26 de Setembro de 2016

Conheça as principais características e os benefícios do pivô 5 polegadas

Novidade no mercado, o Pivô 5 Polegadas é voltado para irrigação de baixo custo para áreas de até 40 hectares. O produto contempla tanto as necessidades técnicas quanto operacionais específicas para essas propriedades. Entre os diferenciais, estão a facilidade de controle e monitoramento, que simplifica a operação.

Walter Sperling, da Valmont, explica em detalhes as características dessa novidade e os principais benefícios que leva aos produtores.

Este pivô de 5” pode andar nos mesmos lugares que os pivôs maiores?

O pivô de 5” da Valley pode ser instalado nos mesmos lugares de um pivô central maior, ele aceita declividade bem acentuadas de 10% e ao longo do caminhamento de 12%. O principal objetivo com o pivô de 5” é utilizá-lo em pequenas e médias áreas, ele é voltado para irrigação de baixo custo e para áreas de até 40 hectares. Esta opção possibilita ao agricultor familiar investir em irrigação e incrementar sua renda.

Para exemplificar, é possível utilizá-lo em sistema de leiteria, melhorando a qualidade da pastagem e aumentando o número da taxa de lotação de animais por hectare.

Pelo fato dele ser menor, é menos resistente? Ele é um mini pivô?

Ele não é menos resistente e nem pode ser considerado um mini pivô. O pivô 5 polegadas é resistente e mantem a robustez do pivô tradicional de 6 5/8”, a sua estrutura é muito parecida com a do pivô tradicional, a diferença é que ele é mais leve por causa de sua estrutura ser de 5”.

O pivô de 5” não é considerado mini pivô e sim um pivô que pode ser utilizado para pequenas e médias propriedades, podendo ser usado também em áreas que estão compreendidas entre os pivôs maiores.

Este pivô gasta mais energia que os outros?

O pivô de 5” não gasta mais energia que o pivô tradicional. O projeto é elaborado para uma área específica que se pretende irrigar, no caso de uma área menor, e o dimensionamento do conjunto moto bomba será selecionado de acordo com a demanda do projeto, levando-se em consideração vários fatores, como: topografia do terreno, distância entre o local de captação da água até o centro do pivô, lâmina a ser utilizada, entre outros. O pivô central, por causa da uniformidade e qualidade de irrigação, possui baixo custo de energia se comparado com outros sistemas de irrigação.

Quais as vantagens de utilizar este pivô em vez de utilizar irrigação por malha?

Pode-se citar várias vantagens em utilizar o pivô de 5”, dentre elas:

- Redução da necessidade de mão de obra;

- Facilidade na aplicação de água com precisão e na quantidade necessária para cada estágio da cultura;

- Menor consumo de energia, por ser um pivô voltado a pequenas e médias áreas;

- Custo por hectare mais atrativo;

- Alinhamento e velocidade constantes, proporcionando uma irrigação mais uniforme e eficiente;

- Possibilidade de introdução de culturas de maior valor agregado.

Sobre a Valley Irrigação

A Valley Irrigação pertence ao Grupo Valmont, que atua em diversos segmentos além da irrigação, ramo em que é líder mundial de mercado.

Há mais de 60 anos no Brasil, a Valley contribuiu decisivamente para o progresso da irrigação agrícola, ao oferecer soluções de ponta que aliam gerenciamento inteligente da água, alto desempenho e respeito ao meio ambiente, conferindo eficiência produtiva às lavouras.

Sempre ao lado dos produtores rurais, acompanhando suas necessidades e investindo continuamente em pesquisas e desenvolvimento, a Valley é referência em irrigação agrícola. Com escritório central em Omaha/Nebraska (EUA), a empresa comercializa produtos em 17 países. No Brasil, a companhia possui fábrica instalada na cidade de Uberaba, MG, e conta com 45 pontos de venda, que cobrem todas as regiões nas quais o agronegócio brasileiro está presente. Em 2014, a unidade brasileira foi ganhadora do “Prêmio Melhor Fábrica do Grupo Valmont”.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish