Brasil, 30 de Setembro de 2016

Líderes do Grupo RBS participam do Congresso Mundial da Associação Mundial de Jornais

De 12 a 14 de junho, CEOs, publishers, editores e executivos de empresas de comunicação do mundo inteiro estarão reunidos em Cartagena, na Colômbia, na 68ª edição do World News Media Congress da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), debatendo os desafios e oportunidades da indústria jornalística. Dois dos principais líderes do Grupo RBS participarão do evento, destacando duas bandeiras da empresa: a liberdade de imprensa e o futuro do jornalismo.

Na cerimônia de abertura, o vice-presidente Editorial do Grupo RBS e presidente do Fórum Mundial de Editores, Marcelo Rech, fará um discurso em defesa da liberdade de imprensa e entregará o Golden Pen of Freedom Award, um dos mais respeitados prêmios sobre o tema no mundo concedido desde 1961 pela WAN para chamar a atenção para a causa. O vencedor deste ano é o jornal russo Novaya Gazeta, que já teve seis jornalistas assassinados em razão de sua atividade independente.

– A liberdade de imprensa é um bem mais ameaçado do que se imagina e, por isso, temos que estar sempre atentos, inclusive para novas formas de restrições ao trabalho dos jornalistas – afirma Marcelo Rech.

Ao longo dos três dias do congresso, do qual também fazem parte o 23º World Editors Forum e o 26º World Advertising Forum, estarão em pauta assuntos como gestão, negócios e desafios da comunicação. Entre eles, novas plataformas de distribuição e a concorrência das empresas de conteúdo com as redes sociais pela audiência, debate que contará com a participação da vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS, Andiara Petterle. No dia 12 de junho, Andiara apresentará o case ZH Tablet, recentemente premiado pelo International Newsmedia Marketing Association (INMA), a representantes de jornais locais do mundo inteiro.

Na segunda-feira (13), Andiara debaterá formatos de distribuição de conteúdo e a disputa pela audiência com o diretor para parcerias globais no segmento de notícias do Facebook (EUA), Andy Mitchell, o editor-chefe para digital do The Washington Post (EUA), Emilio Garcia-Ruiz, o professor e diretor do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism (EUA), Jeff Jarvis, e o CEO do NZZ Mediengruppe (Suíça), Veit V. Dengler. A conversa será moderada pelo professor e diretor do Annenberg Innovation Lab, Gabriel Kahn.

– Acreditamos que o futuro é do conteúdo pago, do jornalismo de qualidade local e transformador e da distribuição digital. O papel continuará firme e forte por muitos anos, até porque sabemos que uma grande parte dos leitores não abre mão de ler o conteúdo impresso, mas é no digital que somos capazes de gerar mais valor para o leitor porque lá conseguimos oferecer mais conteúdo, em mais formatos, o dia inteiro e em qualquer lugar – destaca Andiara.

Na era dos blogs e das redes sociais como plataformas disseminadoras de conteúdo, o Fórum Mundial de Editores propõe às redações o desafio de elevarem o jornalismo a um outro nível de qualidade.

– O jornalismo profissional está entrando em uma nova fase, muito além da apuração e divulgação de notícias. Os jornalistas serão cada vez mais certificadores de informação, atestando a veracidade de fatos e versões, além de produtores de conteúdos exclusivos para o público.

Sobre a WAN – A Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (World Association of Newspapers and News Publishers (WAN-IFRA)) representa mais de 18 mil publicações, 15 mil sites e mais de 3 mil empresas de comunicação em 120 países. Tem sedes na França e na Alemanha e filiais em Cingapura e Índia. Entre 1996 e 1998, foi presidida pelo presidente emérito do Grupo RBS, Jayme Sirotsky.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish