Brasil, 26 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Agronow recebe aporte do Fundo Inovação Paulista e aposta no desenvolvimento de novos produtos e internacionalização da marca

  • Escrito por  Assessoria de imprensa | DESENVOLVE SP
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Empresa de agronegócios visa aumentar o lucro em 60% até 2019

A Agronow, única empresa a desenvolver uma plataforma de mapeamento agrícola que estima, informa e projeta a produtividade agrícola em menos de um minuto, anuncia aporte do Fundo Inovação Paulista, e a partir de agora faz parte do seleto portfólio de empresas da SP Ventures, gestora do FIP. O montante será investido no desenvolvimento de novos produtos, na internacionalização da marca e no reforço das estratégias de marketing.

“Temos visitado com frequência o Vale do Silício para acompanhar as tendências mais inovadoras do setor agro. A tecnologia desenvolvida e comercializada pela Agronow está na vanguarda mundial. Os empreendedores conseguiram a convergência de duas verticais onde o Brasil é líder: aeroespacial e ciências agronômicas”, afirma Francisco Jardim, diretor geral da SP Ventures.

“São empresas inovadoras, como a Agronow, que fazem do estado de São Paulo líder em pesquisa e inovação. Acreditamos que projetos como este são fundamentais para elevar a competitividade do agronegócio paulista e nacional”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP, a agência de desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo idealizadora e investidora do Fundo Inovação Paulista.

Sob a forma de plataforma web, a solução da Agronow utiliza tecnologia baseada em conceitos termodinâmicos para determinar produtividade agrícola, permitindo um total diagnóstico da produtividade. Além de fornecer dados sobre o atual estágio do cultivo, o sistema permite estimar o potencial produtivo da safra com meses de antecedência e com alta taxa de acerto. O processo, além de muito simples, consegue levantar informações de safras passadas, permitindo quadros comparativos e análises históricas, criando um verdadeiro big data do campo.

O novo aporte faz parte da estratégia de crescimento dos sócios e fundadores da Agronow, Antônio Morelli e Walkiria Sassaki. “O Fundo Inovação Paulista e a SP Ventures acreditam no potencial da nossa empresa, porque sabemos que o setor agrícola carece de soluções e inovações em tecnologia que acompanhem o potencial produtor do Brasil. Oferecemos ao agricultor a possibilidade de entrar em uma nova era de informação do campo”, explica Antonio Morelli, CEO da Agronow.

O CEO da empresa é mestre em ciências agrárias pela ESALQ (Escola Superior de Agricultura), onde iniciou os estudos que deram origem à solução e o desenvolvimento da automatização contou com a competência de Emiliano Melchiori, sócio da companhia. A formação de bioengenheiro e programador especializado em sensoriamento remoto, com experiência em projetos desenvolvidos no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e no INTA (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária – Argentina), foi fundamental para o sucesso solução. A plataforma utiliza mapas, gráficos e análises, determinando as áreas de maior e menor produtividade ajudando na orientação de aplicações de insumos e nas melhoras técnicas de manejo e uso do solo.

A capacidade de realizar previsões de safras com alta taxa de acerto, permite que o proprietário possa se programar financeiramente, podendo aumentar seus ganhos comercializando sua safra no melhor período, além de reduzir desperdícios, gerando economia inteligente. A antecipação das informações de produtividade também possibilita que o produtor se organize em caso de possíveis perdas ou produção abaixo da expectativa.

“Nossa solução é a única plataforma de inteligência agrícola que fornece números sobre a previsão da colheita de qualquer fazenda do Brasil, sem necessidade de dados de campo ou informações históricas da propriedade. Além disso, nossa solução pode auxiliar o sistema de crédito agrícola e securidade rural, possibilitando uma análise rápida de qualquer propriedade produtiva”, esclarece Walkiria Sassaki co-fundadora da empresa.

A plataforma realiza o monitoramento por intermédio de um sofisticado algoritmo matemático, imagens de satélites e um poderoso banco de dados com informações sobre produções agrícolas e dados climáticos. Apesar de complexo, todo o processo é realizado de maneira remota, proporcionando excelente precisão e um custo infinitamente mais baixo que as soluções de mapeamento e de gestão agrícola oferecidas no mercado atualmente (chegando a ser até 500 vezes mais barata que algumas soluções convencionais).

A Agronow possui soluções de mapeamento a partir de R$ 19,00, o que a torna viável economicamente inclusive para pequenas propriedades que não tem facilidade no acesso a novas tecnologias. A empresa gera a possibilidade de pequenos e médios produtores terem acesso a imagens de satélite e à alta tecnologia por preços muito abaixo do padrão de mercado. "Trata-se de uma quebra de paradigma sobre quem pode ter um acesso a satélites no agronegócio brasileiro - chegamos para revolucionar o mercado", diz Antonio Morelli, sócio e fundador da companhia.

O aporte promete alavancar o faturamento da empresa. A expectativa é que, até 2019, esse total cresça 60%.“Criamos a Agronow para que qualquer proprietário rural tenha acesso a dados relevantes, promovendo a inclusão tecnológica, independentemente de seu poder aquisitivo ou tamanho da sua propriedade”, explica Morelli. “Colocamos o monitoramento por satélites sobre o sítio, fazenda ou região de interesse do usuário ao alcance de um clique. Queremos ajudar a cultivar o futuro e colher os benefícios da antecipação de informações essenciais ao planejamento e gestão em todos os níveis do agrobusiness”, finaliza o CEO.

Sobre a Agronow

A Agronow é uma empresa inovadora criada em 2015 que tem como objetivo facilitar o cotidiano dos profissionais do agronegócio. Após uma década de estudos agronômicos, foi desenvolvida uma ferramenta que proporciona praticidade e confiança para o setor. Trata-se do sistema de mapeamento Agronow, cuja principal função é fornecer informações atuais ou de safras passadas sobre propriedades rurais, além de fornecer com grande precisão, uma previsão de produtividade para a data de colheita futura.

O grande diferencial da solução são as análises baseadas em estudos termodinâmicos, que segundo Morelli, possuem uma maior correlação com os dados de campo, em comparação com as atuais soluções oferecidas no mercado, baseadas apenas em estudo de área foliar. Aliado ao uso de imagens de satélites, sua dinâmica possibilita a emissão de análises a cada 10 dias, podendo chegar a cada cinco dias ou menos sobre a mesma área.

Sobre Antonio Morelli

Graduado em Ciências Biológicas, especializou-se em Geoprocessamento na Poli-USP e concluiu o mestrado em Ciências Agrárias pela ESALQ-USP, de Piracicaba, onde conseguiu adaptar um conceito termodinâmico às variações no desenvolvimento de culturas agrícolas e análises por meio de imagens de satélites. Com o estudo, foi possível viabilizar a criação da Agronow e conquistar o aporte da SP Ventures.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.