Brasil, 21 de Novembro de 2017

• Escrito por  Press Works
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Saúde

Bianca Rahal Paraguassú -Médica formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com residência em Clínica Médica pela mesma universidade e pós-graduação em Endocrinologia pela Beneficência Portuguesa de São Paulo Bianca Rahal Paraguassú -Médica formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com residência em Clínica Médica pela mesma universidade e pós-graduação em Endocrinologia pela Beneficência Portuguesa de São Paulo

A médica Bianca Paraguassú esclarece outros mitos e verdades sobre a luta contra a balança

Seja para perder aqueles quilinhos a mais ou para combater a obesidade, quem nunca ficou com dúvida sobre o que realmente funciona na hora de emagrecer? Para facilitar o processo sem deixar a saúde de lado, a endocrinologista Bianca Paraguassú (www.biancaparaguassu.com.br) desvenda o que é mito e verdade sobre o assunto, confira:

1. Comer de três em três horas ajuda a perder peso?
Bianca Paraguassú (BP): Essa prática, na verdade, não colabora para o emagrecimento e nem acelera o metabolismo. É um grande mito, pois, segundo pesquisa publicada pela Associação Médica Americana, como cada refeição, em média, adiciona 180 calorias ao consumo diário, o aumento de vezes que a pessoa se alimenta faz com que ingira mais calorias no total, o que leva ao ganho de peso. A quantidade de refeições por dia deve ser diferente para cada um.

2. Quanto menos calorias, mais emagrece?
BP: Verdade. Segundo a mesma pesquisa americana, a restrição calórica é o que determina a perda de peso. Outro fator que influencia é a adesão à dieta, seguindo as indicações nutricionais.

3. Para ter resultado tem que fazer dieta junto com exercício?
BP: Mito. Uma pesquisa de 2014, endossada pela respeitada publicação britânica, The Lancet, comparou resultados de quem se exercita e faz dieta versus quem só restringe a alimentação. O estudo aponta que, no fim, a diferença foi só de meio quilo em média. No entanto, vale ressaltar que a atividade física traz outros benefícios, como o condicionamento cardiovascular, e é importante para a manutenção do peso perdido.

4. Quem perde rápido, recupera rápido?
BP: O chamado “efeito rebote” é um mito, mesmo quando se utiliza medicamentos. Na verdade, quem perde rápido tende a manter o peso, mas precisa se cuidar. Quem emagrece ou faz cirurgia de redução de estômago acredita que já resolveu o problema, porém é preciso ficar de olho na balança e não exagerar. A manutenção não é fácil, pois, ao contrário do que se pensa, o corpo não se acostuma.

5. Tipo de dieta não importa, mas sim quanto perde no começo?
BP: Verdade. O primeiro mês é o mais importante. Independentemente da dieta adotada, quanto mais peso você perder no início do tratamento, mais fácil será para manter, segundo dados do estudo Lookahead, que acompanhou grupos de pessoas ao longo de 8 anos.

6. Se pesar duas vezes por semana e comer bem no café da manhã ajuda a manter o peso?
BP: Verdade. Certos comportamentos são comuns em quem consegue manter o peso perdido, em longo prazo. O mais inusitado é a pesagem frequente, ao menos duas vezes por semana. A prática de atividade física também faz parte da rotina. Já no quesito alimentação, essas pessoas são adeptas do controle alimentar rígido (mesmo em comemorações), com pouco fast food no menu, e o café da manhã é a principal refeição.

7. Dieta não precisa de acompanhamento médico?
BP: Mito. O número de visitas ao médico está diretamente relacionado à perda de peso. O que mostra que o acompanhamento profissional tem papel importante no processo. Quem quer perder peso deve procurar o acompanhamento de um endocrinologista, para não só perder, mas também manter o peso.

Bianca Paraguassu

Sobre Bianca Rahal Paraguassú

Médica formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com residência em Clínica Médica pela mesma universidade e pós-graduação em Endocrinologia pela Beneficência Portuguesa de São Paulo. Atualmente, atende em consultório próprio em Campo Grande, com foco em diabetes, doenças da tireoide e obesidade. www.biancaparaguassu.com.br.

Código de segurança
Atualizar